O que você associa ao escutar as palavras casca de laranja e queijo suíço? Acertou aqueles que disseram a celulite! Segundo o Portal da Associação Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres sofre algum grau do problema, sendo a região da perna (coxas, nádega e quadril) a mais afetada. E quais os fatores responsáveis pelo seu aparecimento? O sedentarismo e a má alimentação são as principais causas, seguidos pela predisposição genética e problemas hormonais.
Mas como ameninar o problema e voltar a deixá-las à mostra? O primeiro ponto é começar a praticar atividades físicas e alterar a alimentação. Muitos dos alimentos que comemos no dia a dia possuem propriedades que ajudam a reduzir essa vilã tão odiada pelas mulheres.
Um dos pontos principais é reduzir o consumo de sal. Os alimentos com muito sal provocam retenção de líquidos, ajudando assim o aparecimento dos famosos “furinhos” na pele. A sugestão é usar o sal marinho no lugar do comum e começar a temperar a comida com outros condimentos.
Beber muita água é outra das prioridades, um mínimo de 2 litros ao dia e de preferência que não seja no horário da comida. A mastigação também influencia diretamente o controle da celulite. Quando mastigamos a boca produz uma enzima que ajuda a dissolver os alimentos, se comemos com pressa esse alimento acaba chegando quase inteiro ao estomago e sofre fermentação, provocando inchaços e toxinas que produzem a celulite.
Já na hora de escolher os alimentos que farão parte do seu cardápio escolha aqueles ricos em aminoácidos, antioxidantes e cítricos. Aqui deixamos uma lista de produtos que farão bem a seu corpo e sua saúde:
- Banana: previne a retenção de liquido e promove a circulação do sangue em razão do alto conteúdo de potássio, eliminado as toxinas.
- Gengibre: esta raiz é ótima contra a celulite porque ajuda a diminuir a fome e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso, além de melhorar a digestão e a circulação.
- Nozes: ajuda a combater a celulite e melhora o aspecto da pele.
- Ovos: as claras são uma excelente fonte de proteínas, tem pouca caloria e gordura. A gema, por outro lado tem muitas vitaminas e minerais.
- Abacaxi: tem componentes anticelulíticos, ajuda a reduzir o tecido adiposo.
- Melancia: outra fruta que contribui para eliminar a celulite já que proporciona uma ação depurativa que ajuda a limpar o corpo e eliminar o que necessita.
- Alcachofra: vegetal útil para melhorar a digestão e a eliminação de gordura, a pele também adquire uma aparência agradável. Beneficia o metabolismo do fígado, para que elimine as toxinas do organismo.
- Chá verde: ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Elimina as toxinas e ajuda na queima de gordura mesmo quando a pessoa se encontra em repouso. Um elemento vital na dieta para eliminar a celulite.
- Gordura insaturada: sementes de linhaça, azeite de oliva virgem e azeite de coco. Propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a celulite.
- Proteínas vegetais: feijões, lentilha e soja. Ajudam na construção do tecido muscular, no lugar de que se acumule grande quantidade de gordura na pele.
- Fibra: a fibra ajuda o corpo a absorver nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam a manter a pele hidratada.
Conseguir a pele tão sonhada não é tarefa fácil, mas mudando seus hábitos alimentares e abandonando o sedentarismo é possível ver as mudanças tão sonhadas. Já a prática regular de atividade física regular é importante para melhorar a circulação sanguínea e tonificar a pele. Neste caso, exercícios aeróbicos e localizados são interessantes.