Corrigir rugas (e apagar as mais profundas), conferir luminosidade e uniformizar o tom da pele. Esses são os resultados de novos procedimentos estéticos, que trazem tecnologias revolucionárias para rejuvenescer (fortemente) a pele – e com o menor tempo de recuperação possível. Consultamos médicos de diferentes especialidades para saber as novidades:
Nano Fat Grafting — Para linhas finas, rugas e círculos escuros ao redor dos olhos, a novidade em bioestimulação Nano Fat Grafting combate o envelhecimento multifatorial que surge com a perda óssea e flacidez dos músculos, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Pequenas quantidades de gordura são removidas do corpo do paciente e injetadas em outras áreas. A chamada Nano Fat Grafting permite que a gordura seja injetada na derme, parte superficial da pele. A palavra “nano” é usada porque esta técnica transforma a gordura em partículas muito pequenas capazes de estimular o colágeno da pele”, afirma a médica. O procedimento tem o grande diferencial de apresentar efeito natural e prolongado sem exageros. “Como a gordura possui muitas células-tronco e fatores de crescimento, que melhoram a qualidade da pele em qualquer região da face, por estimular colágeno e promover a hidratação, Nano Fat Grafting pode ser chamado de Skin Booster”, conta. O procedimento cirúrgico dura de 30 a 60 minutos. “Pode surgir um edema e o paciente deve permanecer em repouso alguns dias. Tratamentos associados podem ajudar muito, como o uso do laser de CO2”, recomenda Dra. Beatriz.
Lumina XT — Para manchas, olheiras, poros abertos e melhora da textura, Lumina XT é um novo procedimento não-invasivo com a vantagem de promover uma melhora global da pele, inclusive atuando contra manchas e poros dilatados. Realizado com o SPECTRA XT (que é a versão mais nova do renomado SPECTRA), o tratamento libera três vezes mais energia que o anterior, clareando olheiras e manchas, fechando os poros e melhorando a textura da pele. Esse upgrade promove maior estímulo de colágeno, atuando de forma global no rejuvenescimento, de maneira eficaz e ainda mais segura. O equipamento emite lasers em nano que são absorvidos pelas células que produzem o pigmento. Dessa forma, ocorre o clareamento. Ao mesmo tempo, o comprimento de onda 1064nm que trabalha também em microssegundos causa um dano na estrutura do colágeno com efeito de indução térmica que promove o fechamento dos poros e melhora a textura. O protocolo compreende apenas seis sessões rápidas e indolores realizadas a cada quinze dias.
Smart Lip Line — O tratamento das temidas rugas e linhas de expressão que surgem ao redor da boca (periorais), apelidadas de “código de barra”, agora conta com um novo aliado: Smart Lip Line, procedimento minimamente invasivo e exclusivo do LMG Smart Laser. O tratamento é feito em uma sessão e traz resultados com baixo tempo de recuperação e mínimo de desconforto. “Por meio de um laser de fibra ótica aplicado sob a pele, o laser de comprimento de onda de 1470 nanômetros aquece o tecido dérmico e a ação térmica estimula novo colágeno, melhorando as rugas”, explica o Dr. Francisco Augusto Aquino, médico especialista em laser e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. “A fibra ótica é muito fina, do tamanho de um fio de cabelo; a anestesia é local e o desconforto é mínimo durante o procedimento”, explica. O furo cicatriza sem deixar vestígio. O aquecimento promovido ajuda a esticar a pele — melhorando o seu aspecto. “Os resultados são alcançados em um único tratamento a laser; e o processo de melhora da textura, flacidez e rugas da pele se estende nos três a 12 meses seguintes”, acrescenta.
Laser Nd Yag 1064 — Quer acabar com os vasinhos na face? A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgiã Vascular, ressalta que o uso de laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares, apresentando maior efetividade no tratamento. Com bons resultados, segundo a médica, a indicação é de, em média, uma a cinco sessões (dependendo do tipo de lesão) com grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele. “Quanto aos cuidados antes e depois do tratamento, não se deve aplicar cremes ou maquiagem no rosto no dia (para evitar interação com laser e evitar queimaduras), não se expor ao sol durante cerca de uma semana, usar protetor solar com fator 50 ou 60 e, em casos raros, especialmente para peles mais sensíveis, usar pomadas à base de corticoide”, afirma. “É natural que, depois de algum tempo, os vasinhos voltem a aparecer, pois sua origem básica envolve fatores genéticos e hormonais, que não são modificados com o tratamento. O procedimento pode ser repetido, sem limite”, explica.
ThermiTight — O fim da flacidez facial está próximo: a nova tecnologia ThermiTight, um equipamento com radiofrequência “injetável”, promete revolucionar o mercado, quebrando paradigmas da técnica convencional. Minimamente invasivo, aplicado por meio de uma sonda térmica que entrega calor aos tecidos subcutâneos, a radiofrequência tem resultados em apenas uma sessão. De acordo com a dermatologista Dra. Thais Pepe, “a radiofrequência monopolar aplicada internamente promove aquecimento nos tecidos subcutâneos, promovendo estímulo ao novo colágeno, com consequente firmeza e skin tightening”, acrescenta. O downtime (tempo de recuperação) é de cinco dias, em que o paciente fica com a pele inchada, dolorida e pode ter hematoma. “Os primeiros efeitos da técnica podem ser vistos após uma semana e os resultados finais após três meses”, afirma. A única contraindicação é se o paciente tiver ferida aberta no local. Pacientes com fototipos mais altos podem realizar o procedimento, já que ele não causa hiperpigmentação pós-inflamatória.
FONTES:
. Dra Aline Lamaita
Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina
. Dra. Beatriz Lassance
Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery.
. Dr. Francisco Augusto Aquino
Cirurgião plástico e cirurgião geral; médico formado pela Unesp (Botucatu – SP), com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Prof. Cássio Raposo do Amaral, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
. Dra Thais Pepe
Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.
- SKINTEC
No mercado desde 1993, a SKINTEC importa os mais renomados equipamentos para tratar com alta tecnologia e eficiência as alterações estéticas corporais e faciais. Com uma gama de produtos consagrados, como o DualDeep, Cooltech, Spectra e o recém-lançado VelaShape III, com equipamentos aprovados pelos órgãos reguladores nas regiões de origem (FDA e CE) e no Brasil (ANVISA). A SKINTEC oferece uma solução 360º para clínicas dermatológicas, disponibilizando ainda equipes de consultores, assistência técnica e engenheiros amplamente capacitados. www.skintecmedical.com.br.