Quem não quer ter uma barriga bonita? Esse certamente é o sonho de várias mulheres e homens também, e para isso muitos recorrem à cirurgia de abdome, a abdominoplastia.
Fatores como envelhecimento, gravidez e oscilações de peso, por exemplo, podem causar um excesso de gordura na região abdominal, assim como flacidez. Em casos desse tipo, a abdominoplastia pode recuperar a firmeza da musculatura, além de retirar o excesso de gordura e pele.
Confira alguns mitos e verdades sobre o tema:
1) A abdominoplastia pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso.
Mito. O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento em si, mas sim melhorar o contorno corporal e dar firmeza à região. Na verdade, quanto mais próxima estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação.
2) É possível conseguir uma barriga tipo tanquinho com a cirurgia plástica.
Mito. Cada pessoa terá um resultado diferente, de acordo com sua situação. Alguém com apenas um pequeno acúmulo de gordura deverá ter um resultado melhor do que alguém com flacidez e pneuzinhos, por exemplo. Mas para ter uma barriga “tanquinho”, é preciso fazer muito exercício físico e ter a genética para isto.
3) Cirurgia plástica dura para sempre.
Mito. A cirurgia plástica consegue e muito modelar um corpo. Às vezes até é possível devolver a mesma silhueta de antes de uma gestação por exemplo. E quem passa por uma cirurgia plástica tem uma grande e imediata melhora. E mesmo o corpo passando um processo de transformação e envelhecimento celular a longo prazo, quem fez uma cirurgia plástica estará muito melhor do que quem não fez.
4) Mulheres que deram à luz há pouco tempo podem fazer cirurgia plástica.
Mito. Aqui existe vários critérios de tempo a se respeitar para poder fazer uma cirurgia plástica após a gestação. Normalmente eu acho mais acertado aguardar pelo menos 06 meses após o término da amamentação. Isto porque durante a amamentação existe uma grande alteração hormonal no corpo da mulher que geralmente começa a se normalizar após este prazo. É importante também que durante a gravidez e a amamentação esta alteração hormonal pode ser responsável por problemas na cicatrização e até mesmo formar cicatrizes parecidas com queloides.
5) É possível ter marcas na região operada, como quelóides ou escurecimento da pele.
Verdade. O cirurgião sempre deve cuidar para deixar as marcas da cirurgia o mais escondido possível, como na região do biquíni. A cicatriz embora algumas vezes possa se estender, ela deve ser de boa qualidade com tendência a ficar clara e bem pouco aparente. Alguns aspectos podem influenciar para uma má cicatrização, como pouco cuidado no pós-operatório ou mesmo falta de habilidade do médico. Por isso é importante escolher bem seu cirurgião e se atentar aos cuidados após a cirurgia!
6) Além da cirurgia do abdome, é possível realizar mais procedimentos na mesma sessão.
Parcialmente verdade. É possível sim realizar a abdominoplastia associada a outras cirurgias. Porém é preciso não exagerar e respeitar os limites do seu corpo. Além de muita coisa ao mesmo tempo aumentar tempo e risco da sua cirurgia. E lembre-se que o seu cirurgião para trabalhar com qualidade e capricho também tem os seus próprios limites.
7) É preciso ter cuidado para não engordar no período pós-cirúrgico.
Verdade. Como o objetivo da abdominoplastia é melhorar o contorno corporal, se o paciente engordar ele poderá perder a modelagem que espera obter com a cirurgia. E como o processo de recuperação envolve tempo e limitações de voltar logo para uma academia ou atividades físicas, se você não estiver bem preparada para o pós-operatório, pode acontecer de ao invés de ficar bem modelada, ganhar uns quilinhos indesejáveis e por em risco o resultado da sua cirurgia.
8) Eu posso fazer a cirurgia de abdome quantas vezes eu quiser?
Mito. É uma cirurgia que só dá para fazer uma vez. Como é removida uma grande quantidade de pele e a pele tem uma capacidade limitada de ser “esticada”, não é possível fazer a cirurgia novamente. Por isto o ideal para quem está planejando ter filhos é tê-los primeiro e depois realizar esta cirurgia.
9) O pós-operatório é mais confortável no clima frio do que no calor.
Parcialmente verdade. Embora o uso das malhas compressivas fundamental para uma excelente recuperação, alguns pacientes reclamam do seu uso no verão. A orientação que eu costumo dar é que a melhor época para operar é quando você tiver com tudo organizado em casa para o depois da sua cirurgia – suporte de amigos e família é importante. Não esquecer de arrumar um lugar em que você fique e se sinta confortável, daí a sua cirurgia independente de calor ou frio, verão ou inverno, tem tudo para dar certo.
Fonte:
Dr. Alexandre Barbosa – Cirurgião Plástico da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo
Tel: (11) 3882 0100