Problema de pele mais comum dos brasileiros — e o que mais leva pacientes aos consultórios dermatológicos — segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne se forma quando os poros ou os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas, e acabam colonizados por bactérias que geram inflamação. Mas esse processo não ocorre somente na pele facial. “A acne só não pode se formar nas palmas das mãos e dos pés, porque estas são as únicas duas áreas no corpo que não possuem glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, envolvido na formação da acne”, esclarece a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. O problema da acne nas costas, por exemplo, tem sido tema frequente no noticiário internacional em função dos recorrentes decotes das celebridades de Hollywood e recebeu o apelido de “Bacne” — back acne (ou acne nas costas em tradução livre).
De acordo com a médica, a acne nas costas não atinge apenas adolescentes e também é comum na fase adulta. “Muitas vezes pacientes que entram na menopausa ou na gravidez, quando pode haver alteração hormonal significativa, vão ter uma mudança da característica primária da pele, que tende a ficar mais oleosa, com surgimento de acne mais inflamatória (ou erupção acneiforme) não só na região de face, mas na região do peito, das costas e dos braços”, acrescenta. “A automedicação com anabolizantes para hipertrofia muscular e fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos — cada vez mais usadas em concentrações elevadas para obtenção de massa magra de forma mais rápida — nem sempre são saudáveis para o organismo e estão ligadas ao aparecimento de acne nessas regiões”, afirma.
No entanto, há uma ligeira diferença entre a acne facial e corporal — o que significa que a maneira pela qual tratamos as áreas infectadas também deve ser diferente. “A pele nas costas tem poros maiores do que os poros faciais, dessa forma são muito mais propensos a ficarem entupidos. É por isso que é melhor procurar produtos especificamente concebidos para o corpo para tratar o problema, mas com o mesmo cuidado que temos no rosto”, comenta a dermatologista.
Felizmente, há algumas maneiras de evitar que as espinhas entrem em erupção e garantir a noite com aquele vestido com decote nas costas: na academia, opte por roupas soltas, brancas e 100% algodão. O algodão absorverá todo o suor e óleo produzido nas costas, prendendo-o em suas roupas em vez de seus poros e o branco reduz o risco de irritação de corantes artificiais.
O uso de produtos secativos, à base de ácido salicílico e peróxido de benzoíla, são indicados para tratar o problema. “Muitas vezes, os tratamentos em consultórios com uso da luz de LED nos tons de azul (bactericida) ou Infrared (para acalmar e ajudar na cicatrização) são indicados juntamente com vários procedimentos que ajudam a controlar a oleosidade”, argumenta.
Como o tipo de pele influencia no tratamento — e a causa multifatorial deve ser investigada — o melhor a fazer é sempre procurar um dermatologista, o profissional mais indicado para opinar sobre como lidar com a acne nas costas. “A acne que acomete mulheres na vida adulta entre 30 e 50 anos, por exemplo, apresenta resistência aos tratamentos convencionais para a acne da adolescência, pois quase sempre a pele apresenta a consequência clínica de uma alteração sistêmica, que pode ser devido a um processo hormonal ou hábitos de vida comprometidos com poucas horas de sono, stress, tabagismo e cuidados inadequados com a pele e a alimentação”, afirma a médica.
Veja dicas de como tratar o problema:
1. Use um sabonete líquido com Ph balanceado
Escolha um adequado as suas necessidades e procure fórmulas com ativos como a vitamina A para incentivar a renovação celular, além de antioxidantes nutritivos e extratos com ação hidratante.
2. Retire as bactérias
Você já está tentado a ignorar o banho na academia e esperar até chegar em casa? Não. “O suor que se acumula entre roupas de pele e ginástica pode despertar bactérias causadoras de acne”, afirma Dra. Claudia. O ideal é tomar banho logo após o treino para destruir o suor e as bactérias antes de tapar os poros”.
3. Jamais esprema
“Jamais espremer, apertar, manipular as espinhas porque isso tem, com certeza, grande chance futura de formação de uma cicatriz. E essas cicatrizes podem ser de ordem melânicas, ficarem castanhas, violáceas, ou muitas vezes ocorrer a formação de cicatriz depressiva, o que vai gerar a necessidade de um tratamento muito mais prolongado e mais custoso para esse paciente”, afirma a médica.
4. Invista na esfoliação corporal
Uma boa esfoliação corporal, com ativos calmantes e hidratantes, é essencial para ajudar a estimular a renovação da pele e desbloqueio dos poros.
5. Cuidado com produtos
Reconsidere o uso de produtos perfumados de lavanderia. Os detergentes com fragrâncias, como amaciantes de roupas, por exemplo, podem causar uma maior irritação e secura na superfície da pele, o que pode desencadear a inflamação. Escolha seus produtos de beleza com cautela. “Shampoo, condicionador de cabelo e produtos de tratamento contêm uma variedade de ingredientes comedogênicos, incluindo lauril e sulfato de sódio”, afirma a médica. Esses ingredientes, juntamente com protetores solares e produtos de cuidados com a pele que contêm lanolina, petróleo/petrolato e derivados de silicone, também podem causar irritação da pele. Produtos como mousse, gel e spray de cabelo merecem uma atenção especial. Considere a sua utilização.
6. Visite um médico
Se a acne não responde ao tratamento em casa e medicamentos sem receita médica, visite um médico. A intervenção precoce é a melhor forma de prevenção contra cicatrizes.
Fonte: Dra. Claudia Marçal
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.
Espinha nas costas é incômodo que atinge adultos e exige cuidados
set 18, 2017 | Dr. Hugo, Acne, acne nas costas, espinhas nas costas, tratamento antiacne
AnteriorÁcidos que podem ser usados para tratar a pele no calor
PróximoBatom vegano: para mulheres veganas, celíacas ou alérgicas