Todo mundo já sabe que passar muito tempo de olho na tela do celular ou do computador pode prejudicar a saúde dos olhos e afetar a qualidade do sono. Mas sabia que as luzes dessas telas também envelhecem a pele? De acordo com um estudo publicado pela Unilever Skincare Research, quatro dias na frente do computador é equivalente a 20 minutos de exposição no sol do meio-dia.
A luz azul emitida pelas telas, segundo a pesquisa, é capaz de penetrar na pele em um nível mais profundo até mesmo do que os raios UV, resultando em hiperpigmentação, manchas da idade e linhas finas. Como é praticamente impossível passar menos tempo longe desses equipamentos, a opção é o uso do protetor solar o dia todo, diariamente.
A luz azul é encontrada não apenas nas telas de celulares e computadores, como também nos televisores e nas lâmpadas fluorescentes. Essa luz, também chamada de luz visível, auxilia na formação dos radicais livres, alteram a pigmentação e degradam o colágeno, principal responsável por dar sustentação à pele.