Já não é raro ter a presença masculina nas clínicas de dermatologia. A pele dos homens, naturalmente mais espessa que a feminina por conta dos hormônios, precisa de cuidados específicos para se manter saudável.
Normalmente, a pele masculina é mais oleosa, possui os poros mais dilatados e, em alguns casos, maior incidência de acne. O Dr. Sergio Talarico, dermatologista da Talarico Dermatologia, explica quais são os tratamentos mais procurados na clínica por eles:
Tratamentos anti-idade
Atualmente, os homens estão mais cuidadosos com os efeitos do tempo na pele e adotam, por exemplo, a aplicação da toxina botulínica nas regiões afetadas pelas linhas de expressão. “Desta forma, é possível ter uma aparência rejuvenescida ao diminuir as marcas trazendo um ar mais descansado. Além disso, ter uma rotina que inclua o uso de cremes ricos em vitamina C e alguns ácidos como o retinóico podem ser também boas opções para uma pele renovada”, explica Sergio.
Tratamento para hiperidrose
A produção de suor excessivo pelas glândulas sudoríparas pode causar situações de constrangimento e pode ser mais frequente nos homens. A quantidade acentuada de suor em áreas como axilas, mãos, pés, peito e até outras regiões pode ser controlada com aplicação da toxina botulínica. Um dermatologista de confiança é capaz de realizar o diagnóstico e ministrar a quantidade necessária da substância.
Depilação a laser
O ato de barbear pode irritar a pele de muitos homens e desencadear problemas como a foliculite. Nesses casos, a depilação a laser é indicada para que a pele seja poupada da lâmina ou da máquina de barbear. “O laser é muito utilizado em outras partes do corpo como costas, pernas, tórax e braços como uma maneira de minimizar os pelos, evitar que encravem e também por estética”, completa o doutor.
Tratamento para calvície
A diminuição da densidade dos fios de cabelo é preocupação de muitos. Existem alguns tratamentos que podem frear este processo e até tentar ajudar a recuperar parte dos fios. As opções vão de tratamentos tópicos (cremes e loções), uso de medicações por via oral, procedimentos (como microagulhamento) e até cirurgia de transplante capilar.
Além disso, há também uma grande procura por tratamentos corporais que auxiliam na redução da gordura localizada e flacidez e outros tipos de lasers voltados para rejuvenescimento, tratamento de manchas, olheiras entre outros.
O mais importante é que este aumento de procura vem atrelado a um aumento da produção de saúde. Os homens, diferentemente das mulheres, não tinham o hábito de realizar consultas periódicas e isso vem mudando. Esta proximidade maior possibilita que o dermatologista avalie e acompanhe pintas e sinais além de poder oferecer os melhores tratamentos para cada tipo de queixa.
Fonte: Dr. Sergio Talarico – Formado pela Escola Paulista de Medicina no ano de 1974 após completar seu treinamento em Dermatologia, na mesma Escola, realizou seu aperfeiçoamento no “Hôpital Saint Louis – Paris” nos anos de 1977-1978 onde obteve o título de Professor Assistente da Universidade de Paris. Contratado desde seu retorno pela então Escola Paulista de Medicina, desempenha função docente na Instituição. Atualmente, ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.