O verão está chegando e junto com ele as alergias que surgem nessa época do ano. Uma das alergias mais comuns no verão é a fotodermatite que é ocasionada pela exposição ao sol. Além dela temos as fitofotodermatoses, alergias de contato, dermatite atópica, brotoejas e alergias alimentares.
A Fotodermatite é a alergia à luz solar. A pessoa que tem fotodermatite sempre que exposta ao sol, fica com a pele avermelhada, inflamada e sensível.
A Fitofotodermatoses ocorrem pelo contato de determinadas substâncias na pele, os principais causadores são as frutas cítricas associadas a exposição ao sol, ocasionando o processo inflamatório que causa manchas escuas e até queimaduras na pele.
A Alergia de contato acontece por conta do contato com determinadas substâncias. Pode provocar coceira e manchas vermelhas na pele, como bolinhas. Algumas das causas para a alergia de contato no verão atacar são os tecidos de roupas de verão, produtos de beleza, higiene pessoal ou cosméticos.
A Dermatite atópica é uma doença de pele que pode surgir em qualquer idade, principalmente na infância. O ideal é tomar cuidado com o protetor solar e os cremes que são usados nessa época do ano que pode piorar a doença.
As brotoejas como a maioria das alergias é a associação de calor, umidade e atritor entre pele e roupa. Nas crianças é comum aparecer no pescoço, tórax e virilha. Nos adultos é mais comum na virilhas, axilas e embaixo das mamas que são as famosas ‘dobrinhas’ do corpo.
As Alergias alimentares intensificam no verão por conta da variação na alimentação ocasionada por conta das viagens de férias.