Shampoos que promovem limpeza profunda nos fios fazem parte da rotina de beleza com os cabelos de muitas mulheres. O problema é que estes shampoos acabam removendo não só as impurezas que se acumulam nos cabelos no dia-a-dia, mas também a oleosidade natural do fio. “A grande maioria dos shampoos que prometem realizar uma limpeza profunda nos fios contém sulfatos em sua fórmula, uma substância que provoca espuma e possui alto poder desengordurante. Logo, ao realizar a higienização dos cabelos com este tipo de produto a oleosidade responsável por proteger, hidratar e manter os fios fortes é removida, tornando-os fracos, quebradiços e opacos, além de causar danos a sua cutícula, sendo capaz até mesmo de alterar a estrutura e coloração dos cabelos”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). Mas então de que modo realizar a higienização dos fios? Segundo a especialista, a melhor maneira é utilizar um shampoo com água micelar.
Novidade no mercado, este tipo de shampoo é formulado com a mesma tecnologia da água micelar utilizada por muitas para limpar a pele, ou seja, são formulados com moléculas solúveis em óleo e água que formam pequenas micelas, agentes que atuam como imãs e absorvem apenas a sujeira e a oleosidade em excesso dos fios. “Dessa forma, o shampoo com água micelar limpa profundamente, removendo a sujeira, resíduos e a oleosidade, mas sem ressecar, danificar ou desbotar a cor dos cabelos, já que age de forma mais suave no fio, sem penetrar em sua estrutura”, destaca a dermatologista.
Além disso, o shampoo micelar possui pH mais neutro, causando ainda menos alterações à fibra capilar, e não conta com silicones ou sulfatos em sua composição, tornando-se assim uma alternativa para quem é adepto do no-poo ou low-poo. “E o melhor é que, por limpar profundamente sem agredir ou ressecar os fios, este tipo de produto pode ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive aquelas que possuem cabelos coloridos, sensíveis, muito finos ou secos. Para começar a utiliza-lo basta escolher um produto que, além de realizar a higienização dos cabelos, conte também com ação nutritiva. Dessa forma, seus cabelos ficaram ainda mais macios e hidratados após a limpeza”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.
Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia.