Sair de casa vestindo casaco, mas voltar com ele dentro da mochila ou preso na cintura já virou rotina durante estações intermediárias como a primavera. A “culpa” está na alta oscilação de temperatura, que acaba castigando principalmente os que têm algum tipo de doença respiratória.
Isso acontece porque, quando o clima muda bruscamente, a imunidade do corpo é reduzida em função do estresse súbito causado em um curto intervalo de tempo. Para manter o corpo aquecido, o organismo gasta mais energia, mas quando a temperatura sofre uma grande alteração, o corpo se desgasta para resfriar. Com a capacidade de defesa do organismo em baixa, o caminho fica livre para o surgimento de problemas comuns como alergia, asma, bronquite, sinusite e rinite.
Tomar água e reforçar a alimentação são dicas importantes, mas há outros caminhos igualmente eficazes na prevenção de doenças respiratórias, e a massagem é uma delas. Segundo o médico otorrinolaringologista Salomão Carui, “a prática é uma grande aliada de quem sente dor nos ossos da face ou está com muita obstrução nasal”, por exemplo. E ele explica: “Os epitélios internos [tecidos faciais] funcionam como um carpete e, quando há secreção presa, o organismo cansa de tentar expelir. A massagem entra para favorecer essa drenagem”.
A massoterapeuta Renata França também destaca os benefícios da massagem ao afirmar que sessões regulares fortalecem o sistema imunológico do paciente. “Se os hormônios estão regulados e o estresse em baixa, o organismo tem o cenário ideal para se proteger de ataques de vírus e bactérias”, destaca ela que é a criadora da Mircale Face, versão facial da famosa massagem corporal Miracle Touch.
E é por essas razões que a massagem facial do Método Renata França é indicada para pessoas que sofrem desses males, pois conta com manobras de drenagem linfática que permitem ao paciente a sensação de alívio nasal no pós-procedimento. Além disso, a massagem também possibilita um rosto desinchado e com traços mais acentuados, destacando o contorno do maxilar. “A Miracle Face ainda estimula a produção de colágeno”, completa Renata. A massagem dura cerca de 30 minutos e tem efeito de lifting imediato.
É importante ressaltar, entretanto, que pacientes com quadro de doença respiratória atacada não devem receber a massagem. Por essa razão, o médico deve sempre ser consultado.
O Método Renata França é composto por seis protocolos de massagem – o mais recente deles é a Babymoon, desenvolvida por Renata para ajudar mulheres com dificuldade em engravidar. O procedimento tem a chancela do obstetra e ginecologista José Bento e deve ser complementar ao tratamento de fertilidade.