Depois das cenas quentes protagonizadas por Paola Oliveira na série “Felizes para Sempre?”, da Rede Globo, as atenções se voltaram para o bumbum da atriz. Muitas mulheres passaram a sonhar em exibir um derriére parecido com o da estrela. Os tratamentos estéticos e cirúrgicos podem ajudar a realizar esse desejo mais facilmente. Confira, aqui, algumas das opções
Lipocavitação: contorno corporal sem cirurgia
Quem não se sente pronta para uma cirurgia estética ou procura por um tratamentos não-invasivos, pode investir na lipocavitação. “Esse método nos permite destruir os depósitos de gordura e os eliminar via sistema linfático, urinário e digestivo. Diferentemente de alguns outros métodos que apenas drenam a água dos tecidos, a lipocavitação age diretamente sobre as células adiposas. Em alguma medida, os resultados são tão bons que se assemelham à lipoescultura, só que sem o inconveniente da cirurgia”, afirma o cirurgião plástico Alieksiéi Carrijo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dono de uma clínica na cidade de São Paulo. “As ondas de ultrassom são conduzidas através da pele e promovem a formação de microbolhas que, por sua vez, têm a missão de liquefazer a gordura a ser excretada”.
O cirurgião plástico afirma que a lipocavitação tem apresentado uma série de vantagens em relação a procedimentos com resultados semelhantes: “Primeiramente, trata-se de um procedimento seguro e com resultados progressivos, já que o número de sessões é dimensionado para cada paciente. Além disso, é indolor e dispensa todos os procedimentos incômodos de uma lipoaspiração, como anestesia, internação, convalescença e possibilidade de cicatrizes. Obviamente, é preciso um exame detalhado para decidir entre um procedimento e outro, já que há casos em que o tratamento cirúrgico desponta como melhor solução”.
A lipocavitação é especialmente indicada para tratar de forma segura e eficaz algumas zonas que normalmente são bastante difíceis de mostrar resultados, como abdome, flancos, coxas, bumbum, culotes, costas e braços. De acordo com Carrijo, cada zona deve ser tratada separadamente para que os resultados sejam bem-sucedidos. Outro ponto importante é a contraindicação. “Pessoas com doenças de pele, infecções, quadro de febre, cardiopatias, pressão alta, doenças da tireoide, câncer ou problemas vasculares não devem ser aconselhadas a passar por esse tipo de tratamento. Pacientes gestantes ou em fase de amamentação, também não”.
Gluteoplastia: para resultados permanentes
Apesar de ainda serem menos populares que os implantes nos seios, as próteses de silicone de glúteo vêm conquistando cada vez mais o seu espaço entre as brasileiras.
“Trata-se de uma cirurgia relativamente simples, em que uma pequena incisão é feita no sulco interglúteo, evitando cicatrizes aparentes. A prótese utilizada é de gel de silicone, semelhante às usadas em implantes mamários, porém mais espessas e que variam de formato, geralmente entre oval e arredondado”, o cirurgião plástico Fabrício Veloso, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A gluteoplastia resolve de uma só vez o problema de tamanho e de flacidez, uma vez que a musculação e atividades físicas costumam ser ineficientes, embora boas aliadas, no delineamento do bumbum almejado. É indicada para quem possui glúteos pequenos, de pouca projeção, flácidas ou disformes, bem como para quem emagreceu muito e perdeu a elasticidade da pele.
“O procedimento tem duração de cerca de 1 hora e meia, com anestesia peridural. A incisão é feita através do sulco inferior do bumbum, onde a cicatriz ficará bem escondida. Em seguida, insere-se a prótese, que ficará posicionada entre os músculos”, explica Veloso.
O volume das próteses glúteas costuma ser, aproximadamente, de 360 mililitros. Porém, ele varia conforme o peso, a altura, a idade e o tipo de pele da paciente. Além de decidir o tamanho das próteses, que devem variar conforme a estrutura física e o tipo de pele, a paciente também pode optar entre implantes redondos ou ovais.
Os redondos, embora mais compactos, dão maior projeção aos glúteos. Já os ovais, discretamente achatados, deixam a aparência do quadril mais larga.
Considerando os limites da anatomia humana e da medicina, a paciente tem liberdade de escolha entre essas opções. “Outro bom critério para eleger o formato da prótese é a proporcionalidade. Se a paciente for baixa e/ou já tiver quadril largo, o implante redondo é mais recomendado. Por outro lado, se ela for alta e/ou tiver o quadril mais estreito, o oval deixará uma aparência mais natural”, explica Veloso.
Mais que dar volume e remodelar o bumbum, a gluteoplastia pode corrigir problemas de flacidez de pele na região e assimetria das nádegas. “É importante lembrar que uma vez implantadas as próteses, a paciente não deve mais tomar injeções nos glúteos”, afirma Veloso. A gluteoplastia não é indicada para gestantes, mães em período de amamentação e pessoas com problemas na região lombar.
Aparelhos estéticos: sim, eles funcionam
De acordo com a fisioterapeuta Renata Michelini Guidi, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Ibramed – empresa brasileira de equipamentos estéticos – existem opções de tratamentos que possibilitam firmar coxas e bumbum em algumas sessões, sem a necessidade de técnicas como a aplicação de produtos que podem causar infecção, como o hidrogel. “Muitas mulheres buscam o corpo perfeito para o carnaval. A melhora vem atribuída com uma série de fatores: alimentação balanceada, exercícios físicos e tratamentos estéticos, com um número de sessões que varia de pessoa para pessoa”. Ela indica dois tratamentos específicos para serem realizados em clínica de estética:
- Corrente Aussie
Indicação: Atua na ativação da drenagem linfática e é indicado para a tonificação muscular.
Tecnologia: A Corrente Aussie promove fortalecimento e a tonificação muscular, sendo capaz de gerar mais força muscular que outras correntes como a corrente russa. Permite analgesia e drenagem linfática de forma eficaz e proporciona maior conforto ao paciente. - Heccus
Indicação: Eficaz no combate da celulite, gordura localizada e flacidez, também traz excelentes resultados para desenvolvimento muscular.
Tecnologia: Permite ao terapeuta programar parâmetros de intensidade e tempo de tratamento de acordo com sua necessidade. Possui quatro modalidades terapêuticas no tratamento. Algumas sessões já mostram resultados significativos na aparência torneada do corpo.