Os cosméticos e cremes noturnos devolvem nutrientes essenciais para nossa pele. Esses nutrientes irão estimular os processos de reparação e regeneração celular. Os resultados e benefícios dos cremes noturnos aparecem devido a uma associação dos ativos dermocosméticos de eficácia comprovada, além de serem produtos de alta tecnologia baseados em estudos de permeação cutânea. As fórmulas dos cremes e cosméticos noturnos podem conter vitaminas nutritivas e antioxidantes (vitamina A, B6, C e E), óleos nutritivos (oliva, abacate, girassol e canola), esfoliantes (AHAs como ácido glicólico, lático e mandélico), revitalizantes (lipossomas e soja), aminoácidos e proteínas (colágeno e elastina), extratos clareadores (uva-ursi e althéia), regeneradores (ácido elágico da romã) e antirrugas (extrato de algas azuis). Também é importante ressaltar que esses produtos não possuem mais a característica de serem ‘cremes pesados’ e hoje excelentes nutritivos são encontrados na forma de base cosmética, sérum, creme oil-free, gel creme.
As substâncias mais utilizadas são as clareadoras, como o ácido retinoico e a hidroquinona. É que elas não podem ser usadas durante o dia, nem mesmo se acompanhadas de protetor solar com FPS 50+, sob o risco de sensibilizar e irritar a pele. O creme noturno deve ser aplicado no rosto todo, após limpá-lo e tonificá-lo, e pelo menos 15 minutos antes de se deitar, para que não fique todo no travesseiro. E não esqueça de lavar bem o rosto ao acordar e aplicar o protetor solar para não desperdiçar os benefícios conseguidos à noite. Combinar os cremes noturnos e diurnos é fundamental, os dois cremes formam ações complementares.
As fórmulas diurnas possuem ação preventiva reduzindo o impacto da radiação solar, do estresse e da poluição sobre a pele, já as formulações noturnas tem um efeito reparador (minimizar o desgaste sofrido pela pele durante o dia) e construtor. Ao adotar os cremes para cuidados noturnos, é preciso uma atenção especial. Antes de aplicá-los, a pele precisa estar totalmente limpa para uma melhor absorção dos ativos das formulações noturnas. Devemos realizar uma higienização profunda utilizando para pele mista – loção oil free ou mousse de limpeza, pele oleosa – gel de limpeza e para pele seca – leite de limpeza.
Para pele mista e oleosa também é interessante a realização de esfoliação com gel abrasivo suave duas vezes por semana. Antes de aplicar qualquer creme noturno, é de extrema importância uma consulta com um dermatologista. Fórmulas inadequadas para a idade podem causar alergia e irritação para pele. Normalmente a utilização dos cremes é feita a partir dos 25 anos, quando o corpo começa a ter benefícios com os ativos.
Fonte: Dra. Silvia Zimbres, graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Especialização em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.