Usando a tecnologia como aliada, tratamentos estéticos têm se tornado cada vez mais eficientes. Mas há quem garanta que nada substitui o trabalho manual. Quando o assunto é drenagem linfática, as opiniões se dividem mais ainda. Afinal, qual é a mais eficiente, a drenagem linfática manual ou mecânica?
De acordo com a fisioterapeuta Juliana Godoy, nos dois casos a técnica de massagem é a mesma, mas a realizada mecanicamente atua de forma mais profunda. Seu efeito atinge a pele, camada adiposa e musculatura. Por isso, é mais indicada para quem procura relaxamento muscular, diminuição de gordura e redução das ondulações provocadas pela celulite.
“A drenagem manual é feita com movimentos suaves e tem por objetivo mover o excesso de líquido aos centros de drenagem natural do corpo”, explica. Ainda de acordo com Juliana, ambas são eficientes na redução de medidas e na eliminação de toxinas.
Já estão disponíveis no mercado equipamentos de drenagem que personalizam o tratamento de acordo com o objetivo do paciente. “Com apenas um aparelho, a esteticista oferece vários tratamentos, o que acaba diminuindo o preço ao consumidor final”, afirma . Outra vantagem do tratamento mecânico é a segurança. “A precisão do equipamento facilita a aplicação, sem risco de causar desconforto ou traumas no paciente”, conclui.
Mecânica ou manual: veja os benefícios da drenagem linfática
Relaxamento muscular: uma forma eficaz de evitar lesões e principalmente combater o estresse. Uma pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) apontou que 30% dos brasileiros já chegaram ao estado de estresse extremo. O relaxamento é uma das prevenções para que isso não ocorra. A massagem como forma traz não benefícios físicos, como menos tensões e dores e mental, a técnica causa bem-estar no corpo humano.
Prevenção de doenças: a massagem mecânica aumenta o fluxo sanguíneo e a oferta de oxigênio para celular, que é importante para o funcionamento do corpo e são essenciais para prevenir as doenças cardiovasculares, como hipertensão. Essas doenças lideram a causa de morte no Brasil, elas correspondem cerca de um terço de total de óbitos no País.
Equilíbrio do corpo: Muitas pessoas buscam a drenagem para eliminar celulite e gordura localizada para ficar com um corpo mais bonito, porém, além do benefício estético, a massagem contribui para a limpeza do corpo, ajudando o organismo eliminar toxinas que veem de alimentos gordurosos ou com muito sódio, ajudando o sistema linfático funcionar melhor e consequentemente os órgãos e glândulas.
Menopausa: Um dos principais sintomas da menopausa é a diminuição do estrogênio, responsável em levar nutrientes ao organismo e evitar o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, as ebulições dos hormônios podem ter vários efeitos colaterais, um deles a falta de autoestima e até depressão. A massagem é uma solução para evitar a retenção de liquido, as gordurinhas indesejadas e melhoram a auto estima da mulher.
Resultados da academia mais rápidos: A drenagem é uma forma de ver os resultados e também aumentar a circulação para acelerar ainda mais os efeitos do aeróbico e da musculação. A massagem estimula as gorduras localizadas e ajuda na redução de medidas e na remodelação do corpo.