Alguns hábitos que são adquiridos no decorrer da vida podem ser os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e uma aparência sem viço. De acordo com o dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia , diversos fatores podem interferir na saúde desse tão importante órgão. “Tudo depende dos hábitos da paciente. Não aplicar protetor solar, fumar, beber pouca água, alimentação baseada em fast food e dormir pouco são alguns hábitos que podem interferir e acelerar o envelhecimento da pele”, diz.
Esse conjunto de maus hábitos provoca o aumento da oxidação celular que levam a uma degradação do colágeno e à desidratação da pele. O resultado é a formação de rugas – e isso pode acontecer até mesmo antes dos 40 anos.
O segredo para se livrar dos vilões do envelhecimento é adotar uma rotina de beleza. “São hábitos simples que devem ser feitos no dia a dia como, aplicar o protetor solar antes de sair de casa, praticar atividade física, manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, ter uma boa noite de sono e ingerir entre dois a três litros de água”, recomenda o dermatologista.
Mapeie a sua pele
Antes de recorrer aos tratamentos estéticos, o dermatologista aconselha que a paciente faça um mapeamento minucioso da pele do rosto para identificar com nitidez as rugas, manchas e outros probleminhas estéticos. “Essa avaliação é feita com um aparelho chamado Visia Black que faz uma análise da pele. Ele é realizado a partir de fotografias digitais com luz ultravioleta, sendo importante para o especialista analisar com profundidade os problemas de pele presente e indicar o melhor tratamento”, afirma.
Pele mais jovem em poucas sessões
Mesmo adotando essa mudança de comportamento, a sua pele continuar com as rugas e linhas de expressão, é importante se consultar com um dermatologista para buscar soluções e reverter esse quadro. “Alguns tratamentos estéticos conseguem agir na produção do colágeno e deixar a pele com um aspecto mais jovem”, explica o médico.
Se você está na dúvida qual tratamento escolher para rejuvenescer a pele, o Dermatologista Amilton Macedo seleciona os principais procedimentos que vão tratar a sua pele e se livrar das marcas do envelhecimento. Confira:
Drug Delivery
Esse tratamento é realizado com um laser que tem a finalidade de aumentar o poder de penetração dos ativos aplicados na pele. O Drug Delivry é indicado para rejuvenescer o rosto e o colo.
Na maioria dos casos, em apenas três sessões já é possível notar um bom resultado.
Tripollar – Face
Nos casos avançados de envelhecimento, a flacidez e as rugas são os que mais incomodam. O tratamento Tripollar Face irá atuar nesses dois problemas. Ele é feito com uma radiofrequência que tem a finalidade de reorganizar o colágeno e desenvolver uma neoformação de colágeno. O principal objetivo é promover o rejuvenescimento facial.
O ideal é fazer entre seis a oito sessões.
Laser 2940 Dual Mode
Esse laser é um dos grandes aliados do rejuvenescimento da pele. Ele é indicado para remover as manchas faciais e também atua na regeneração do colágeno. A sua principal vantagem é uma recuperação mais rápida.
Carboxiterapia Facial
Esse tratamento estimula a produção de colágeno e revitaliza os tecidos. Ele é realizado por meio de uma injeção intradérmica de gás carbônico (CO2). A aplicação pode ser feita diretamente nas rugas e sulcos, com o objetivo de rejuvenescer a pele.