O nariz possui características que são resultantes de fatores hereditários, traumas e cirurgias prévias. A rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção estética do tamanho do nariz em relação às demais estruturas faciais; a largura do dorso nasal, o perfil do nariz; a ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada; narinas grandes, largas ou arredondadas e assimetria nasal, melhorando a aparência e as proporções do nariz em relação à face.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Henrique Lopes Arantes, a cirurgia pode ser associada a outros procedimentos nasais como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que consiste na retirada de parte dos cornetos nasais (popularmente conhecida como carne esponjosa), que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído. “A técnica corrige defeitos estruturais internos do nariz proporcionando ao paciente uma melhora na respiração”, diz o especialista, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
A cirurgia demora, aproximadamente, duas horas. Pode ser realizada com anestesia local e sedação ou geral. O paciente submetido à rinoplastia tem alta médica no mesmo dia. Nos casos da rinoplastia associada à cirurgia funcional, o procedimento é feito com anestesia geral e o tempo de internação é semelhante.
Confira os cuidados a serem seguidos no pós cirúrgico:
- evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias;
- trocar o curativo externo sempre que necessário;
- não traumatizar o curativo, não umedecê-lo e nunca retirá-lo para ver como ficou o nariz;
- evitar sol de praia no período de 30 dias;
- usar óculos somente depois que for autorizado pelo médico;
- não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado);
- fazer compressas com soro fisiológico gelado sobre os olhos nas primeiras cinco horas e, depois, 30 minutos a cada 2 horas, no período de três dias;
- não abaixar a cabeça e evitar esforço físico;
- se desejar pode pingar soro fisiológico no nariz para facilitar a respiração;
- permanecer em domicílio até o segundo dia após a cirurgia;
- drenagem linfática pode ser realizada após a retirada do curativo, sob a orientação do médico;
- o retorno ao trabalho ocorrerá em cerca de 2 a 3 dias;
- caminhadas esportivas após 15 dias, evitando tomar sol;
- o uso de maquiagem leve e corretivo está liberado após a retirada do curativo.