Ninguém discute a importância do consumo de frutas e alimentos frescos e saudáveis para uma boa saúde. No entanto, a indústria de cosmético vem desenvolvendo, cada vez mais, matérias-primas com qualidades que a natureza desenvolveu para sobreviver em ambientes inóspitos. O resultado são materiais com alta resistência a raios UV e capacidade de regeneração celular, elementos importantes para produtos antienvelhecimento.
Já é realidade no mercado, por exemplo, um composto baseado nas células-tronco da Saponaria pumila, uma flor rara, sobrevivente da era glacial, nos Alpes Suíços. Apesar de manter-se em baixas temperaturas e altos níveis de radiação UV, a planta desenvolveu estratégias únicas de adaptação, como mecanismos de regeneração e componentes protetores, sendo seu extrato uma matéria-prima única contra radiação solar e envelhecimento precoce, melhora da densidade da pele e da firmeza e elasticidade. A mesma empresa também desenvolveu um produto baseado numa espécie de maçã suíça que se mantém fresca por até quatro meses depois de colhida. Antes da descoberta cosmética, o fruto conhecido como UttwilerSpätlauber. As células-tronco da semente dessa maçã são ricas em fatores epigênicos e metabólicos, o que garante, quando usadas na pele humana,longevidade das células, enquanto atrasam o envelhecimento de folículos capilares.
Outro produto que tem chamado atenção nesse mercado é o kinetin (adenina N-6 furfuril), ingrediente ativo com forte fator de crescimento que, junto de outras substâncias de crescimento vegetal, promove divisão celular e garante crescimento ordenado e desenvolvimento das plantas. O produto é oriundo de uma fonte natural – endosperma e suco de coco verde. É um ingrediente ativo efetivo contra pele envelhecida pelo sol, e redutor de rugas. Em estudo, o kinetin atrasou ou preveniu todo um leque de mudanças celulares associados ao envelhecimento in vitro de células humanas, incluindo alterações na morfologia da célula, taxa de crescimento, tamanho, organização citoesqueletal, entre outros. Já o extrato de pérola dessa mesma empresa– o Campo Pearl Extract (PWS) – aprimora qualquer hidratante de pele, clareador ou filtro solar ou reparador com alta performance de hidratação e ação rejuvenescedora, protegendo também de radiação ultravioleta.
Todos esses produtos estarão presentes na in-cosmeticsLatinAmerica, único evento do setor com foco exclusivo em matérias-primas e conteúdo educacional para o segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para toda América Latina, reunindo importantes marcas que apresentam novidades e inovações. A Focus Química (estande C70) leva os produtos PhytoCellTecMalus Domestica (a base de maçã) e o PhytoCellTec nunatak (à base de flor suíça), ambos da suíça MibelleBiochemistry à feira. O Campo Kinetin e o Campo Pearl Extract estarão no estande da própria empresa – Campo Research (F19).
Em 2015, o evento reuniu 184 expositores vindos de mais de 40 países e 2.760 visitantes únicos. Agora, com o reposicionamento da marca e um espectro maior de expositores e visitantes de toda essa região do globo, a expectativa dos organizadores é ainda mais alta. “Devemos reunir cerca de 3.500 profissionais que conhecerão mais de mil produtos de 200 marcas expositoras” – prevê Daniel Zanetti, diretor do evento.
Serviço:
in-cosmetics Latin America 2016
Data: 5 e 6 de outubro
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
horário: 10h às 19h
http://www.in-cosmeticslatinamerica.com/