Manter a hidratação em dia é fundamental para a saúde em geral, principalmente quando a temperatura cai, fazendo com que a pele fique mais seca do que o normal. A correta ingestão de água, de pelo menos 2 litros por dia, é a chave para a hidratação corporal adequada. E para manter a pele do corpo bem hidratada, em vários momentos do ano, a depender das condições climáticas, é também recomendado o uso de hidratantes corporais.
“Conhecer as opções disponíveis de hidratantes e saber quais as mais indicadas para sua pele é o caminho para acertar na hora da hidratar a pele do corpo”, explica o dermatologista Gabriel Sampaio, consultor da Netfarma. “Tem gente que pensa que todos os hidratantes funcionam bem para sua pele, o que não é verdade”, diz o especialista. “Além disso, vale ressaltar que, no outono e no inverno, é preciso investir ainda mais no uso de hidratante, pois a pele tende a ressecar e rachar.”
Conheça a diferença de cada tipo de hidratante corporal:
• Creme: Tem poder médio de hidratação. No entanto, o consultor alerta que pessoas com a pele oleosa devem evitá-lo, pois podem conter óleo na fórmula, piorando quadros de foliculite ou acne, por exemplo. Eles são indicados para a pele seca, que necessita de hidratação mais intensa. Por serem mais encorpados, são uma boa alternativa no outono.
• Loção: Ela têm textura leve, e é absorvida mais facilmente, proporcionando um efeito moderado de hidratação. É ideal para a pele que não necessita de muita hidratação. Por isso, para quem tem o tipo de pele normal e mista, ela é o tipo de hidratante mais indicado. Também é mais recomendada para a época do verão, em que a hidratação não precisa ser tão reforçada.
• Manteiga: Os hidratantes em apresentação de “manteiga hidratante” têm formulação densa e são altamente nutritivos, sendo ideais para peles secas ou extrassecas. A absorção desse tipo de produto é mais demorada do que a do creme ou da loção hidratante, porém é altamente eficaz. Por isso, seu uso também é adequado durante o outono e o inverno.
• Óleo: O óleo hidratante também tem alto poder de hidratação, sendo uma boa opção para a pele extrasseca. Para potencializar o resultado, a aplicação pode ser feita durante o banho. Os óleos vegetais são os mais indicados, pois os minerais podem se acumular na pele. Os óleos podem ser usados tanto nas estações quentes do ano quanto nas mais frias, pois como são aplicados no banho e não ficam na pele, garantem hidratação eficaz e sem excessos.