O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo no ser humano. Por isso, durante o isolamento social, ele não deve ser esquecido. “Como uma das preocupações da maioria das pessoas nos dias de hoje é retardar o envelhecimento, principalmente prevenir a flacidez da face e o aparecimento das rugas, ou quando já aparentes, o objetivo é amenizá-las, a massagem facial se torna fundamental, inclusive em tempos de pandemia”, afirma Isabel Luiza Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente. Em tempos de pandemia, com o estresse e a ansiedade realmente mais altos, essa pode ser uma excelente forma de autocuidado para ajudar a relaxar”, acrescenta a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.
De acordo com Isabel, a massagem facial é indicada para peles desvitalizadas, que apresentam flacidez de pele e de músculo, com presença de rugas e marcas de expressões profundas. “Efetuada no colo, pescoço e face (ou qualquer área que deseja estimular pele e músculos), com o objetivo de revitalizar e rejuvenescer, ela previne e diminui rugas, melhorando o tônus muscular e também hidrata. Dessa forma, ela tem efeito no rejuvenescimento facial, conservando a beleza cutânea”, afirma a especialista. A técnica facial pode ser realizada em peles masculinas e femininas.
Isabel explica que milhões de neurotransmissores e receptores sensoriais estão espalhados pelo nosso corpo. “Massagem é a prática de aplicar pressão ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões e ligamentos. Tratar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, melhorar a circulação e aliviar tensões, rejuvenescer, entre outros benefícios”, afirma ela.
Passo a passo da massagem
Antes de iniciar a massagem, é necessário limpar a pele com demaquilante em movimentos circulares. Logo depois, o sabonete ou demaquilante deve ser removido completamente da pele, lavando bem o rosto com água. “Em seguida, aplica-se uma loção tônica, para normalizar o pH do tecido cutâneo e então um sérum ou creme do tratamento, dando preferência aos que contenham ativos antiglicantes, antiflacidez e aminoácidos para ajudar os fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno e elastina”, afirma Isabel. “Eles devem ser aplicados com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto. Dê a preferência a cosméticos de bases biocompatíveis, conhecida como bases verdes”, afirma a especialista. Em seguida, é necessário seguir a ordem abaixo:
1º Movimento no colo: deslizar do centro para o ombro usando sempre a mão contrária, para facilitar o movimento.
2º Movimento no pescoço: com a palma da mão espalmada fazer o deslizamento de baixo pra cima, sempre usando a mão contrária do lado.
3º Movimento do queixo (músculo mentual): movimento estilo amassamento do centro da face até ao lóbulo da orelha.
4º Orbicular da boca: deslizamento suave, com o dedo anelar, ao redor da boca e esticar na musculatura do lábio superior. Aproveitar e levantar a ponta do nariz, com os dedos indicadores na horizontal.
5º Região da bochecha (músculo masseter): pinçar o músculo e massagear de baixo para cima
6º Na região nasogeniana (bigode chinês): deslizamento profundo e lento com a ponta dos dedos, seguindo de baixo para cima, realizando nos dois lados.
7º Movimento nas maçãs do rosto (zigomático): com dedo indicador e polegar, pinçar os dois músculos, estimular com beliscos (no sentido do nariz a orelha).
8º Movimentos na região dos olhos: imaginar o símbolo do infinito e realizar o movimento do desenho ao redor dos olhos usando somente o dedo anelar
9º Para trabalhar a parte superior do músculo orbicular do olho: segurar com o polegar e deslizar com os outros dedos (beliscos na sobrancelha).
10º Músculo frontal: deslizamento da região frontal com as pontas dos dedos, da região da sobrancelha para o couro cabeludo.
Esses movimentos podem ser repetidos de três a cinco vezes. O ideal é fazer no mínimo três vezes por semana. “Após encerrarmos a automassagem, nosso objetivo será alcançado com melhora na aparência das rugas na testa e glabela, elevação da ponta do nariz e da sobrancelha, além de melhora do contorno da face”, finaliza Isabel.