O nome bichectomia significa retirada da bola de Bichat, uma gordura que fica nas bochechas e acaba deixando o rosto mais redondo. “A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maças mais evidentes, gerando um perfil mais fino e magro da face”, explica o cirurgião Buco-Maxilo-Facial Dr. Alessandro Silva. Celebridades internacionais como Angelina Jolie e Megan Fox optaram pela redução das bochechas, e, ambas, são conhecidas como ícones de beleza faciais no mundo todo.
A utilização da bola adiposa da bochecha (bola de Bichat) não é um procedimento novo na região maxillofacial A bola de Bichat tem sido amplamente utilizada nas comunicações buconasais e bucosinusais como uma ferramenta auxiliar no fechamento dessas fístulas. Nos procedimentos com cunho estético, o procedimento é indicado para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com o formato do seu rosto, porém, todas devem passar por avaliação do especialista antes para que não haja riscos.
As mulheres consideradas como padrão de beleza no mundo inteiro, já aderiram à cirurgia e o resultado é completamente visível. Dentre elas, podemos destacar Victoria Beckham, Kim Kardashian, Michelle Pfiffer, Megan Fox e Angelina Jolie.
Segundo o Dr. Alessandro Silva, “A cirurgia deve ser feita por profissionais com amplo conhecimento na região maxilofacial, sendo uma cirurgia de baixo risco podendo ser realizada me ambiente ambulatorial. Esse acúmulo de gordura na bochecha vai depender de pessoa para pessoa, mas de uma forma geral, é feita essa retirada e o corte é bem pequeno, com aproximadamente 1cm na parte interna da boca e depois é fechado com pontos de fios absorvíveis, que não deixam cicatrizes. O procedimento dura no máximo 40 minutos”.
PÓS-OPERARÓRIO
O pós-operatório é considerado bem simples, semelhante à extração de um dente do siso. Durante pelo menos 10 dias o ideal é ingerir alimentos moles e evitar alimentos quentes. Além disso, é necessário o uso de compressas de gelo no local pelo menos 3 vezes por dia, evitar esforço físico e não se expor ao sol.
RISCOS
“Como qualquer outra cirurgia, a bichectomia possui alguns riscos, pois por mais simples que seja, é uma região que possui nervos e canais salivares muito delicados, e, qualquer corte acidental pode ocasionar problemas como paralisia facial”, finaliza o especialista.
Fonte: Dr. Alessandro Silva é diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.