Se a barba veio com tudo, nos últimos anos, contribuindo para a construção do estilo masculino, agora é a vez dela vir colorida. Isso mesmo. Se antes só as mulheres coloriam, agora é a vez deles aderirem ao visual color.
Chamada de Merman Beard/Hair, o estilo veio com a técnica que consiste em colorir, a partir do cabelo, até a barba e sobrancelha; que também resgatou um pouco do estilo punk misturado a elementos do mar, que consequentemente gerou a subcultura Seapunk.
Rober Borsato, criador do Red Salon Homem, a primeira rede de salões masculinos do Brasil, sugere algumas dicas para você aderir a este estilo de barba e manter sempre o visual nota 10:
Para os iniciantes, Rober aconselha tons pastéis, mais neutros, como azul, verde e roxo claro, sempre harmonizando com um detalhe no cabelo.
Para os que gostam de colorir os fios, ele diz que é divertido e que ainda complementa o estilo, dependendo da cor e do estilo, é claro! “Os homens vêm colorindo os cabelos, e apesar de ainda causar um choque para quem observa, o estilo vem se estendendo” ressalta.
Para manter a coloração, o cuidado deve ser redobrado. Se as chamadas “super barbas” já chamam a atenção, com elas coloridas a tendência é que chamem ainda mais. Deve-se hidratar semanalmente e evitar xampus de limpeza profunda que comprometam a coloração. Aparar e mantê-la asseada para ficar com aspecto de bem cuidada.
Cuidados para evitar agressões aos fios: escolher bem o profissional e o salão é o primeiro passo. Pergunte ao profissional se ele já fez esse tipo de trabalho e peça para ver fotos dos resultados alcançados. Note também se os produtos no salão são de qualidade, com baixo teor de amônia por exemplo. Com esses cuidados, o tratamento terá durabilidade e não haverá agressão ou transformação dos fios, como no caso de escovas definitivas, relaxamentos etc.
Para Rober, o estilo deve se estender até o verão do próximo ano, quando a moda estará realmente em alta, pois muitos jovens ainda vão aderir, principalmente pela proximidade do carnaval. Além disso, essa cultura ganha ainda mais força com ícones do esporte, do cinema e da música, que vêm se juntando ao estilo e causando inspiração para novos seguidores. Bons exemplos são Zayn Malik e Neymar.
Independentemente do rosto oval ou quadrado, o estilo se adequa; mas o cuidado em si deve ser o tipo de barba esculpido. A coloração funciona somente como um detalhe a mais.
Itens primordiais: para quem quer aderir à barba, os shampoos hidratantes para uso diário e um leave-in sem enxague para manter os fios sedosos são essenciais.
O tempo para fazer a manutenção depende da necessidade da pessoa. Rober diz que uns preferem duas cores, o que requer manutenção mais intensa. Mas se não for o seu caso, deve refazer ou retocar a coloração pelo menos uma vez por mês.
Agora que já está craque no assunto, é hora de se jogar e curtir o visual. Mais informações em www.redsalonrio.com