O traço de contorno que esteve em alta no verão se mantém firme e forte no outono-inverno 2019. Além do clássico preto, o delineado também tem aparecido com frequência em versões coloridas. Para quem deseja dominar de vez o pincel, não borrar mais e arrasar na tendência, a Dayane Faustino, coordenadora e instrutora do curso de maquiagem, do Instituto Embelleze, preparou um guia com dicas essenciais. Confira!
:: Lição 1 – A escolha do delineador
:: Caneta
Esse é o melhor investimento para quem está na fase iniciante e ainda não tem muita prática. Ele tem um formato que dá firmeza na hora de manuseá-lo, característica essencial para desenhar o gatinho. A ponta é fininha e mais durinha, na medida certa para o delineado contorno, e a tinta já sai diretamente por ela. Um grande truque na hora de usar a caneta é deitá-la paralelamente à pálpebra, na posição horizontal, quase encostando na pele. Isso facilita a aplicação e evita que o delineado fique tremido. Para facilitar ainda mais, o truque é ir “carimbando” a pálpebra com a lateral da caneta, formando o traço, ao invés de desenhar a linha com a ponta.
:: Líquido
É a variação mais difícil do produto para quem está começando, pois demora uma pouco para secar, aumentando o risco de borrar. Além disso, exige maior precisão no manuseio. Porém, como o pincel de aplicação é fininho, ele resulta em uma cor mais intensa.
:: Gel ou creme
O produto vem em um pote, como se fosse uma sombra cremosa, e necessita de um pincel de maquiagem específico para ser aplicado – pequeno e chanfrado, tendo um corte diagonal na ponta; também pode ser usado um pincel fino para acabamentos. O delineador em gel ou creme é fácil de ser aplicado, mas requer prática. Uma dica, caso a cor pareça fraca, é reforçar o traço com um delineador líquido.
:: Sombra
A sombra em pó misturada com um pouco de água ganha densidade e cor intensa, fazendo as vezes do delineador. A misturinha precisa ser aplicada com pincel fino cortado na diagonal. Não é difícil traçar com a sombra, mas também requer treino e habilidade. É um recurso muito usado por maquiadores profissionais.
:: Lição 2 – Seja Paciente
Se a maquiagem precisar ser feita com pressa, o delineado não é o mais indicado. Especialmente no início é preciso ter tempo, paciência e disposição. Para facilitar a criação do traçado perfeito, o truque é não tentar desenhá-lo de uma vez, mas começar pelo meio da pálpebra e levar até o cantinho externo – para finalizar, é só voltar ao meio e seguir para o canto interno.
:: Lição 3 – Tenha a mão firma
É essencial ter firmeza na mão ao usar o delineador, sendo ele de qualquer textura ou tipo. Não dá pra tremer! O ideal é escolher uma posição confortável para realizar a maquiagem procurando sentar e apoiar os cotovelos em uma superfície. Quanto ao uso do espelho, caso ele esteja posicionado a frente do rosto, o indicado é puxar levemente a pele do canto do olho para mantê-los fechado e, assim, conseguir enxergar o processo. Já o espelho colocado na altura do queixo ajuda a visualizar melhor o trabalho, pois, ao olhar para baixo, a pálpebra se fecha naturalmente, mas não totalmente.
:: Lição 4 – Treine, treine e treine
A melhor maneira para aprender a usar o delineador sem medo (e sem erro) é praticando a aplicação. Um delineado perfeito na primeira tentativa, mesmo lendo sobre o assunto ou assistindo tutoriais, é muito raro. Por sorte, existem vários ótimos truques para o momento do treino. Confira!
- Cortar um pedaço pequeno de fita adesiva (2 a 3 cm) e, para não machucar a pele da região dos olhos, retirar um pouco a cola grudando-a uma ou duas vezes no dorso da mão. Com a fita na diagonal, apoiar uma ponta dela logo abaixo dos cílios inferiores, tomando cuidado para não grudar nos pelos, e alinhar a outra ponta com o final da sobrancelha. Assim, é possível formar um ângulo perfeito para o traço gatinho.
- Ao invés de aplicar o delineado num traço contínuo, o ideal é fazer pequenos tracinhos sem colocar força no aplicador. É interessante também fazer alguns pontinhos em toda a extensão do desenho e depois, com um pincel, apenas ligá-los. Outra dica é fazer o primeiro traço com o lápis e finalizar com o delineador por cima.
- Nunca puxar o canto externo da pálpebra com o dedo quando for construir o traço inicial do delineado, pois o formato do olho se modifica e é possível perder a noção do desenho.
:: Lição 5 – Passo-a-passo para o delineado gatinho
- O segredo é começar o delineado pelo centro da pálpebra, aplicando o produto com o pincel deitado até o final do contorno externo do olho. Se a dica da fita adesiva for utilizada, o traço deve terminar nela. Esse traço inicial é fino e deve ser engrossado aplicando uma segunda camada de delineador.
- Em seguida, usando a ponta do pincel, é preciso contornar o restante da pálpebra, do canto interno para centro, uniformizando o traço. A linha interna deve ser fininha, pois no delineado gatinho o traçado começa fino no canto interno e termina mais grosso no externo.
- Agora é o momento de fazer o risco que vai definir o gatinho. Marque-o no canto externo do olho em direção a sobrancelha. O tamanho desse traço não é muito longo nem muito curto. Se estiver utilizando a fita adesiva, basta aplicar rente a ela.
- Depois basta juntar o início do gatinho com o final do delineado de contorno, aplicando o pincel de fora pra dentro.
- Enquanto estiver aplicando o delineador, o ideal é sempre dar uma olhada no resultado para ir uniformizando o traço.
:: Lição 6 – Delineado esfumado
Para as mulheres que buscam praticidade ou não possuem tanta firmeza na mão, a solução pode estar no estilo esfumado de delineado. Possibilitando uma make rápida e sem grandes dores de cabeça, o processo para criar o traçado é bem simples. Aplica-se o delineador em gel ou em creme com um pincel chanfrado pequeno e, logo em seguida, com um pincel mais fofinho, é só esfumar o delineador aplicando uma sombra marrom.
Depois de todas estas dicas, o próximo passo é muito treino e determinação para arrasar no delineado!