Tão importante quanto ingerir diariamente a Vitamina C é usar cosméticos com o ativo. O antioxidante é referência nas prescrições médicas, principalmente no verão. “A Vitamina C, nos cosméticos, tem várias funções: repara a pele; é essencial na construção do colágeno e elastina; é um poderoso clareador; e possui ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele. “Mas é necessário optar por fórmulas que se utilizam do nanoencapsulamento, porque o ativo é instável, sensível e perde suas propriedades em contato com a luz, ar e calor”, alerta.
Com ação preventiva e rejuvenescedora, a especialista explica que a partir dos 20 anos a Vitamina C já pode ser usada para prevenção, hidratação e proteção da pele. “Dessa forma, a pele ganha um reforço contra as ações externas (sol, calor e poluição) e malefícios dos radicais livres”, conta. “Mas após os 30 anos, a Vitamina C se torna indispensável no cuidado com a pele”, acrescenta.
Afinal, quais os benefícios da Vitamina C? “A Vitamina C é reparadora porque protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres; é essencial na construção do colágeno, porque é um cofator de sua síntese; atua diretamente no combate das manchas, inclusive as escuras (melasmas), não só clareando, mas também inibindo a enzima que produz estas manchas; e age na barreira da pele, protegendo-a contra ações externas”, explica a farmacêutica Luisa Saldanha.
O ativo pode ser usado por gestantes e durante o dia, pois não é fotossensível. No geral, a indicação de uso é duas vezes por dia, antes do fotoprotetor. “Alguns ativos podem ser usados conjuntamente com a Vitamina C para potencializar o tratamento antimanchas e rejuvenescedor. No caso de protocolos de clareamento, podemos associar com o ácido Kójico ou o ácido ferúlico; para a ação anti-idade, a associação de ativos com vitamina E e resveratrol são muito importantes”, finaliza a farmacêutica.