Não são só os tratamentos externos como cremes e técnicas dermatológicas que servem para eliminar e prevenir a acne. Também é possível tratar o problema de dentro para fora.
A nutricionista Elaine de Pádua explica que alguns alimentos podem ajudar a eliminar a acne, ou fazê-las diminuir de tamanho e outros também podem colaborar para que elas apareçam. “Quem não tem o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes e ingerem altas quantidades de alimentos ricos em farinha refinada, chocolate e produtos industrializados costumam ter uma pele pior do que aqueles que mantêm um cardápio balanceado. Devemos consumir com moderação alimentos industrializados com alto teor de conservantes, corantes, aromatizantes e sal, além de tomar cuidado com frituras e embutidos”, conta.
Segundo um estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, pessoas que ingerem carboidratos refinados e açúcar podem piorar o quadro de acne, principalmente para quem já tem o histórico da doença. “A razão se deve por culpa do índice glicêmico, já que alimentos com alto IG aumentam as taxas de glicose no sangue, o que aumenta a produção de insulina e que em excesso aumenta a taxa de gordura corporal causando um desequilíbrio orgânico”, diz a nutricionista.
A especialista recomenda para a prevenção e tratamento da acne o consumo de vitamina C (mamão, goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, tomate) e betacaroteno, (cenoura, abóbora), que são os nutrientes com maior ação antioxidante. Elaine recomenda também a ingestão de zinco, devido a ação anti-inflamatória (frutos do mar, ovos, semente de abóbora, de girassol) e cromo, devido a diminuição da resistência à insulina (uva, passas, cereais integrais).
“O consumo de vitamina B6 também é recomendado porque ele equilibra o metabolismo hormonal, assim como a vitamina B2, que controla a oleosidade da pele (gema de ovo, cereais integrais, feijão, soja, grão de bico, lentilha) ”, diz Elaine.
Veja algumas dicas de alimentos que ajudam na diminuição da acne:
MIX DE ÓLEOS
Ingredientes e modo de preparo: uma colher de sobremesa de óleo de macadâmia + uma colher de sobremesa de óleo de linhaça + uma colher de sopa de azeite.
Misturar e jogar na salada.
O ideal é consumir todos os dias.
SUCOS
Sucos de hortaliças frescas (couve, agrião, alface, aipo, batido com maracujá e maçã mais água (100 ml) ajudam muito na diminuição do processo inflamatório da acne.
1 copo de 200 ml por dia é suficiente.
LEGUMES E FRUTAS
Abobrinha, cenoura e damasco são fontes de betacaroteno. capaz de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas. Abacate, banana, têm vitamina B6, que ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas.
Consumir pelo menos 2 x na semana. Incluir na salada, na sopa, picadinho no arroz.
Uma banana por dia e 2 colheres de sopa de abacate 2X por semana
Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pós-graduada em Nutrição Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é mestre pela UNIFESP. Autora do Livro “O que tem no prato do seu filho?”, Editora Alles Trade.