Pasta de dente não é sabonete. “A grande maioria dos produtos disponíveis no mercado contém SLS (Sodium Lauryl Sulfate), que é um surfactante (um tipo de detergente). Este produto é utilizado para promover a formação de espuma e proporcionar um efeito de frescor residual. Porém, este produto pode irritar as mucosas orais, causar a formação de aftas e outros problemas na boca”, alerta o Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Odontologia pela USP, Hugo Lewgoy.
Os fabricantes de produtos para higiene oral, sobretudo na comunidade europeia, estão investindo em cremes dentais menos abrasivos e sem elementos químicos que possam agredir a cavidade oral, como o SLS, que é um produto bastante comum em quase todos os dentifrícios disponíveis no mercado nacional.
Sem muita opção, o brasileiro utiliza o chamado produto padrão, quer dizer, a família toda utiliza o mesmo creme dental. Mas, o consumidor já tem à disposição a linha de cremes dentais Enzycal, importada pela Curaden, empresa que também trouxe para o Brasil a escova Suíça Curaprox de 5460 cerdas. De acordo com a empresa, há três diferentes apresentações dos cremes dentais Enzycal (1450, 950 e Zero), que podem se adequar a situações específicas de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa ou faixa etária. Estes números indicam a concentração de Flúor dos produtos, ou seja, concentração convencional de flúor (Enzycal 1450 ppm), baixa concentração de Flúor (950 ppm) e ausência de Flúor (Enzycal Zero). Todas as versões possuem um sabor neutro e suave.
“A indicação principal, continua recaindo sobre o creme dental Enzycal com 1450 ppm (partes por milhão) de Flúor. Este produto alia os benefícios do flúor (que aumenta a resistência do esmalte dental contra a dissolução), com um sistema de enzimas lácteas (Lactoperoxidase), que ajuda a prevenção das doenças orais. É uma forma mais natural de proteção dos dentes e gengivas, pois a proteção se dá por meio da potencialização da ação protetora da própria saliva. As apresentações com 950 ppm de Flúor e principalmente a Zero, só devem ser utilizadas com recomendação profissional”, reforça o Dr. Lewgoy.
Os cremes dentais Enzycal possuem uma baixa abrasividade, o que previne a abrasão dos dentes (desgaste) e a recessão gengival (retração) no longo prazo. Eles são produtos inovadores e que refletem o que existe de mais moderno e sofisticado para auxiliar a escovação. Além disso, são os cremes dentais ideais para quem já utiliza as escovas CURAPROX, justamente por sua abrasividade ser adequada em relação às cerdas de Curen®. “Os cremes dentais Enzycal podem ser utilizados sem a necessidade de enxágue da boca após a escovação, porém, devem ser utilizados sempre em pequena quantidade. Como são produtos com menos aditivos químicos, apesar de não recomendarmos a sua ingestão de forma proposital, não existe problema se apenas expelirmos o excesso e não efetuarmos um bochecho final com água. Assim, o mecanismo da Lactoperoxidase continua agindo por mais tempo. Porém, caso se prefira remover qualquer resíduo do dentifrício, não existe problema em se lavar a boca ao término da escovação, a única consequência é que o efeito protetor vai demorar um pouco mais para se instalar”, observa Erik Vidal, diretor de comercial da empresa.
Creme dental não precisa fazer espuma e ser abrasivo
ago 18, 2015 | Dr. Hugo, cre, dentes, dentes brancos, me dental, saúde bucal
AnteriorJacques Janine dá ingressos para o filme O Pequeno Príncipe
PróximoMousse efervescente que combate celulite e gordura