A proposta dos cremes diurnos é reforçar a camada protetora da pele. Com função de proteger a pele para enfrentar o dia a dia, combatendo os radicais livres gerados pela radiação solar, protegendo da poluição e dando energia as células para combater o estresse causado por tantas toxinas produzidas diariamente. Mas, para assegurar a eficácia dos produtos de uso diurno, alguns cuidados especiais devem ser tomados antes da aplicação diária. É essencial limpar bem a pele, deixando-a livre de qualquer resíduo, e usar sempre um bom tonificante.
Cremes diurnos servem para equilibrar a hidratação da pele e preveni-la de eventuais danos naturais, enquanto os noturnos, a rejuvenescem e a deixam mais preparada para enfrentar o dia seguinte. Os cremes diurnos têm ainda ação, fotoprotetora e antioxidante sobre a pele. Já os noturnos, agem para reparar, regenerar. Como a pele é um órgão de proteção, ela fica mais suscetível à ação de agentes externos durante o dia. Por isso, a proposta dos cremes diurnos é reforçar a camada protetora da cútis a fim de combater a desidratação. Se a pele não é protegida da ação dos agentes externos, ela fica cada vez mais desidratada e ganha um aspecto envelhecido, pois sem água, não há vida para a pele. Sua ação fotoprotetora age contra os efeitos dos raios ultravioletas e com os danos causados pelos radicais livres.
À noite, a situação muda, pois a epiderme, que recebeu algum tipo de produto com ação específica para este período, passa a ficar na ofensiva, direcionando as energias para a reparação dos danos que ocorreram durante o dia. É durante a noite que a pele fica mais receptiva e pronta para receber os nutrientes que irão ajudá-la a restaurar e revitalizar a aparência. Sendo assim, cremes indicados para o uso noturno são nutritivos e estimulam a renovação celular, mas devem ser escolhidos com muita atenção.
Na hora de comprar o produto, é preciso ficar atento ao tipo de pele. Uma dica é optar por texturas mais leves, para as peles mistas ou oleosas, e por cremes mais consistentes para as peles secas. Quando o assunto são os cremes diurnos e noturnos, muita gente acaba ignorando as recomendações de uso, o que pode ser ruim para a pele. Além de comprometer os resultados do tratamento, utilizar o creme noturno de dia ou vice-versa pode causar manchas e irritações, já que os cremes noturnos, por exemplo, não possuem fator de proteção solar.
Olhos: Comece sempre pela área dos olhos: primeiramente coloque a quantidade de produto equivalente a “meia ervilha” (acredite! é o suficiente para os dois olhos) no dedo indicador e divida no outro indicador e passe os dedos começando pela parte superior das pálpebras de dentro para fora e depois nas pálpebras inferiores, também , de dentro para fora. Faça movimentos suaves, repetidos e constantes até absorção completa. É válido também dar “batidinhas” leves com a ponta dos dedos.
Testa (região frontal ou fronte): Começar pela parte das sobrancelhas e espalhar o produto com a ponta dos dedos em movimentos circulares em direção ao couro cabeludo, ou seja, sempre movimentos ascendentes, de baixo para cima, até absorção completa.
Nariz e bochechas: Espalhe sempre com a ponta dos dedos, do centro do nariz para cima e das laterais do nariz às bochechas, sempre do centro para as laterais, sempre ascendente do queixo para as bochechas e no buço do centro para as laterais, até completa absorção.
Pescoço e Colo: Espalhe o produto primeiro com a ponta dos dedos, depois com a palma das mãos em movimentos circulares, só que agora descendo até o colo e do colo para as laterais em direção aos braços, sempre com movimentos constantes e repetidos para ativar a circulação e até absorção dos cremes.
Fonte: Silvia Zimbres- dermatologista
www.douxdermatologia.com.br