Além disso, com as festas e férias de fim de ano, muitas pessoas acabam deixando os cuidados estéticos em segundo plano, mas existem alguns cuidados essenciais que não podem deixar de serem feitos. Limpeza, hidratação e proteção, por exemplo, são cuidados básicos que a pele necessita diariamente, sem interrupções.
Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos de alta performance, aponta que o não cuidado com o corpo, pele e cabelos nessa época pode ocasionar resultados indesejáveis. “O clima quente e o sol prevalecem nessa época do ano, e não ter o cuidado de usar protetor solar pode ocasionar queimaduras ou manchas na pele. Por isso, esse é um dos cuidados essenciais nessa época do ano”, ressalta.
Produtos não podem faltar na mala
No fim de ano, muitas pessoas viajam de férias ou para casa de familiares e na hora de arrumar a mala é comum se esquecerem de alguns itens ou mesmo acharem que não é importante e que só estão aumentando volume. Dessa forma, Adélia Mendonça ressalta que alguns produtos não podem ser deixados em casa. “Os produtos que não podem faltar são um sabonete facial, protetor solar, hidratante facial e corporal, que são extremamente necessários para os cuidados básicos, diários”, esclarece.
Cuidados essenciais na praia
As altas temperaturas, típicas do verão brasileiro, exigem medidas e cuidados com a pele. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que 6 milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago, atividades típicas do verão.
No entanto, o uso do protetor solar é indispensável, principalmente na praia. Mesmo com a ausência do sol, o tempo é muito quente e abafado, o que pode ser prejudicial à pele.
Atualmente, além de possuir uma ampla proteção UVA e UVB, que protege contra os efeitos nocivos do sol, os filtros solares também agregam diversos benefícios como ação antiligante, antioxidante e hidratação. Também, uma dificuldade que as pessoas têm ao passar o filtro solar é lembrar de reaplicar o produto após algum tempo, para que possam continuar com a mesma proteção. Em função disso, são indicados protetores solar que protegem por 12 horas, abrangendo toda a incidência solar.