Sucesso no Netflix, com a nova série Grace and Frank, a atriz Jane Fonda, de 77 anos, é a prova de que por mais que se malhe a vida inteira, os braços não resistem à idade. Ícone do fitness nos anos 80, a personagem de Jane brinca com a flacidez de seus braços durante os episódios da trama.
De acordo com personal trainers, uma vida inteira de exercícios regulares e alimentação balanceada ajudam a evitar o excesso de pele na região interna dos braços, mas mesmo Jane, com todo o seu background de malhação, ainda assim exibe flacidez na região. Fato é que levar uma vida saudável e regrada ajuda até certo ponto, mas quando o tempo passa, os braços costumam entregar a idade. Por isso, além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, deve-se considerar também a cirurgia plástica.
A Dra. Ivanoska Filgueira, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que é muito comum com o passar da idade, ou com a alternância frequente de peso, o excesso de pele na porção posterior do braço. “Por ser mais fina, essa camada de pele não contrai o suficiente após a perda e ganhos de peso”, afirma a médica.
A dermolipectomia braquial é a cirurgia mais indicada para retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do braço natural e menos flácido. O tipo de anestesia nesse procedimento é a local com sedação e o tempo de internação é de aproximadamente doze horas. “No pós-operatório, não são indicados movimentos bruscos com os braços nos primeiros 30 dias, pois a cicatriz se encontra na axila e na parte de dentro dos braços. Quanto menor a força realizada nesse período, menor será o alargamento da cicatriz.”
O resultado definitivo da cirurgia aparece após 6 meses depois do procedimento. É o tempo necessário para a adaptação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz, que pode demorar até 12 meses.