A maquiagem líquida deixa o visual mais leve, natural e não agride o pH da pele. Este tipo de make tem textura suave, o que garante um efeito jovem e saudável. No caso das bases, a vantagem das líquidas é que elas não ressaltam as linhas de expressão. As maquiagens tradicionais, se não forem usadas corretamente, podem acentuar as marcas do rosto e deixá-lo muito carregado. Os benefícios das maquilagens líquidas não param por aí. A sombra mousse, por exemplo, desliza facilmente, seca com mais rapidez e não acumula resíduos. Já o gloss e o batom líquidos têm brilho mais intenso. Quanto ao blush líquido proporciona um efeito de cor com transparência insuperável.
Vale destacar um cuidado especial para pessoas de peles oleosas: essa maquiagem escorre mais fácil. Já para quem tem acne, o ideal são os produtos oil free. A vantagem das líquidas é que elas não ressaltam as linhas de expressão.
Já a maquiagem em bastão, geralmente é mais grossa, então tende a deixar uma camada mais espessa sobre a pele. Por essa razão, ela necessita ser bem espalhada, até aderir completamente. Tem uma duração mais longa do que a base líquida, mas é pouca coisa. O bom é que pode ser levada e aplicada em qualquer lugar e ocasião, sem sujar muito os dedos. Por esse tipo de make ser mais compacto, o ideal seria usá-lo em maquiagens para ir a uma festa durante o dia, ou então ao shopping com as amigas. Ela não impregna os poros, sendo ligeiramente mais fácil de ser removida do que o make líquido.
Deve-ser ter cuidado para não exagerar e acabar deixado uma camada grossa e desproporcional na pele. As maquiagens tradicionais, se não forem usadas corretamente, podem acentuar as marcas do rosto e deixá-lo muito carregado.
Os produtos líquidos tendem a aderir mais à pele e a penetrar nos poros. Geralmente são usados com a ajuda de um pincel, mas, também, podem ser espalhados com a ponta dos dedos. É preciso achar um tom exatamente igual ao seu tom de pele, já que, por ser líquida, vai servir de ”segunda pele” para seu rosto. São um pouquinho mais complicadas de serem removidas por estarem muito fixadas à pele. Muitas vezes acabam absorvidas pela epiderme, fazendo você ter que retocar, mas são uma boa escolha pra quem deseja um make sofisticado e que com acabamento em pó.
A pele oleosa, que tem os poros bastante dilatados, pede um makeup equilibrado para não causar reações cutâneas. O ideal é usar produtos “oil-free” (livres de óleo). A base líquida na versão oil-free é ideal. O blush e a sombra deve ser, de preferência, em pó.
O sucesso da maquiagem depende muito do estado do rosto. Mais oleosa na região T (nariz, testa e queixo) e mais seca nas maçãs do rosto e ao redor dos olhos, a pele mista dever receber uma maquiagem feita em função da menor ou maior oleosidade da região maquiada. O correto é usar produtos sem óleo. O primeiro passo da maquiagem na pele mista é limpar a oleosidade da região T e, em seguida, aplicar uma base hidratante. O complemento deve ser com pó translúcido, blush e sombra em pó.
As peles normais são as mais equilibradas. É necessário a limpeza e hidratação da pele, sempre. A pele seca não produz oleosidade suficiente para hidratá-la e, geralmente, é fina, sem brilho e áspera. Para se alcançar uma pele homogênea, o uso de cosméticos cremosos (mais espessos) é recomendado.
Fonte: Luciana Pacheco, beauty artist do Salão Menta Pimenta
(11) 3673 3861