Realmente, ter acne e rugas ao mesmo tempo parece o mesmo que diagnosticar a pele como tendo síndrome de Peter Pan (ela tem dificuldade de se enxergar como adulta). Mas, na verdade, esse é um problema comum: infelizmente, algumas das mudanças que ocorrem com a idade da pele podem torná-la mais propensa a desenvolver espinhas. “À medida que a renovação celular diminui, as células mortas da pele se acumulam e podem ficar presas nos poros. E uma vez que as mulheres vêem suas primeiras linhas, elas costumam usar cremes espessos com hidratantes que podem entupir os poros, como manteiga de karité ou óleo de coco”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E também há uma explicação hormonal para isso: “A acne adulta é um quadro considerado uma entidade própria e não tem relação com a acne vulgar da adolescência. O quadro está relacionado com o estímulo inadequado dos receptores hormonais como os masculinos, alterações relacionadas à tireoide e pelo stress que hoje é uma das principais causas que podem estimular o aumento do cortisol e adrenalina”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E, todo mundo já sabe, as linhas e rugas são sinais do envelhecimento da pele.
Esse tipo de problema conjunto pode aparecer nas mulheres de 30 a 50 anos. É uma junção dos primeiros sinais de envelhecimento com a acne da mulher adulta, caracterizada por lesões nodulares císticas (ou seja, são inflamadas e muitas vezes doloridas). Elas perduram por sete a dez dias na área do mento mandibular, infra mandibular e lateral das bochechas (exatamente no desenho da área da barba do homem). E muitas vezes essas lesões estão presentes na linha de implantação do cabelo, segundo a médica. “Quase sempre apresentam um pródromo de desconforto, com hipersensibilidade local e após três dias em média surgem os comedões inflamatórios, que estão relacionados ao período pré-menstrual, uso de contraceptivos de uso via oral ou na forma de adesivos ou ainda dispositivos intrauterinos”, afirma a médica.
Todas estas alterações podem causar estímulo exagerado sobre as glândulas sebáceas com produção exacerbada de sebo, provocando aumento da proliferação da bactéria da acne. “Além disso, fatores como o uso de maquiagem muitas vezes não adequada, com veículos gordurosos, ou muito pesados, podem causar obstrução dos ductos das glândulas (poros)”, diz a médica. E muitas mulheres tentam esconder as rugas e a acne por meio desse tipo de maquiagem. O resultado é um círculo vicioso que apenas exacerba a situação. “Devemos também prestar atenção no consumo exagerado de gorduras trans e saturadas e alimentos com alto índice glicêmico que provocam a piora da inflamação e da resistência à cicatrização e persistência do quadro”, afirma a médica. E, lembrando: esses alimentos são os mesmos que agem para facilitar o envelhecimento cutâneo.
E como tratar as duas alterações ao mesmo tempo? “O tratamento inicialmente deve ser instituído para o controle inflamatório com sabonetes calmantes à base de extratos anti-inflamatórios, loção tônica com função adstringente duas vezes ao dia e uso de vitamina A ácida à noite, alternando com um nutritivo adequado à necessidade da paciente”, diz a médica. Isso significa que no dia 1 você usará o ácido e no dia 2, o nutritivo (que de preferência deve conter ativos como Oligomix, Nutriomega 3, 6, 7 e 9, Progenitrix e Hyaxel). O uso de vitamina C como antioxidante no dia seguinte de manhã potencializa a ação do retinóide (Vitamina A) tanto na questão de combate a essa inflamação da acne quanto para estimular o colágeno da pele. Mas é necessário escolher uma Vitamina C estabilizada e com toque seco, como C 20 Sérum da Ada Tina. “O C 20 Serum é um sérum de Vitamina C estabilizada, uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.
O uso de máscaras também pode ser eficiente. A Buona Vita tem em seu portfólio de produtos a Stone Diamond, máscara que promove a melhora da acne ao mesmo tempo em que tem efeito lifting contra rugas e aumenta o nível de colágeno. O produto traz Niacinamida (Vitamina B3) e ácido hialurônico. “A Niacinamida previne a acne e melhora a textura da pele, inibindo o surgimento de cicatrizes”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.
Se o problema for mais resistente, a médica diz que é possível usar ainda ácido salicílico, clindamicina e peróxido de benzoíla. “Mas é importante que a sua rotina de tratamentos priorize produtos não-comedogênicos, em texturas mais adequadas como séruns e que tenham toque mais seco”, afirma o Dr. Abdo. Em consultório, o médico disse que é possível tratar as duas alterações e, quando o quadro estiver mais controlado, é possível fazer uso da radiofrequência microagulhada Eletroderme para evitar o aparecimento de manchas de acne além de rejuvenescer a pele, pelo estímulo ao colágeno. Mas é muito importante que você não tente tratar em casa: esse tipo de acne não responde bem aos tratamentos convencionais da adolescência – e o uso de secativos pode causar um efeito ainda mais envelhecido à pele. “Consulte sempre um médico para melhor indicação do tratamento”, finaliza o dermatologista.