Massagem
O toque é o conjunto se sensações táteis que tem por função a estimulação sensorial na pele ou em estruturas mais profundas, como os músculos. A massagem é um conjunto de manobras terapêuticas que vem sendo utilizada desde 500 a.C. Tem a capacidade de proporcionar relaxamento e bem estar (FRITZ, 2002).
Massagem Modeladora: a técnica fornece auxílio mecânico para a quebra de células adiposas, auxilia na melhora da respiração e na perda de medidas (CASSAR, 2001). Consiste em movimentos vigorosos, rítmicos e com maior pressão, estimula a circulação sanguínea, promove calor e mobilidade do tecido adiposo. Essa gordura é extraída pelas vias excretoras corporais. (NEVES, QUADROS, MACEDO,2014). Atua sobre as células adiposas facilitando sua eliminação, através da estimulação sanguínea é comum que ocorra hiperemia local, quando associada a cosméticos lipolíticos os efeitos fisiológicos são intensificados. Consiste em manobras de amassamento, deslizamento, fricção, vibração e percussão (SANTOS,2011)
Deslizamento Suave: movimento realizado por simples deslizamento de contato sem intensidade de pressão. (DUFOUR, et. al. 2001). Ação reflexa que produz sedação neuromuscular, otimização da circulação periférica, diminui a excitabilidade das terminações nervosas, auxilia a regeneração cutânea (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Deslizamento Profundo: com maior intensidade de pressão, permitindo abordar o plano subjacente à pele (DUFOUR, et. al. 2001).
Amassamento: requer que o tecido mole seja levantado, rolado e apertado. Reduz tensão muscular, induz o músculo ao relaxamento. (FRITZ, 2002). Mobiliza o tecido muscular, o qual sofre compressões alternadas no sentido da disposição de suas fibras. Libera aderências, otimiza a circulação do músculo, elimina resíduos metabólicos, promove nutrição (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Amassamento transverso: resume-se em colocar-se perpendicularmente ao volume muscular, elevando-o com as duas mãos de forma alternada, exercendo um movimento de vai e vem. (DUFOUR, et. al. 2001).
Amassamento longitudinal: coloca-se paralelamente ao segmento massageado, o movimento é alternado. (DUFOUR,et. al. 2001).
Rolamento: levantamento cutâneo, separando-o do tecido muscular subjacente. Amacia o tecido superficial, promove calor, gera estímulo reflexo nos nervos espinais (FRITZ, 2002).
Vibração: impulso vibratório transmitido na região a ser massageada. Diminui a hiperexcitação dos nervos (GUIRRO; GUIRRO 2004). Produzem efeitos fisiológicos reflexos que estimulam o tecido muscular e muda a percepção de dores dos músculos e articulações (FRITZ, 2002).
Percução ulnar: com a base ulnar, realizar movimentos de golpes sobre os tecidos com certa frequência. Aumenta a circulação capilar, contribui na drenagem postural por meio da liberação de secreções (GUIRRO; GUIRRO, 2004).
Fricção: dissolve nós e nódulos, elimina resíduos, dissolve acúmulos de gordura, suaviza velhas cicatrizes, alivia a dor, relaxa as articulações (BROWN, 2001).
Tapotagem: melhora a circulação, aumenta o tônus muscular, reduz depósitos de tecido adiposo ajuda a soltar o muco dos pulmões (BROWN, 2001).
Effleurage nos ombros: movimentos circulares por toda a escapula e ombros. Promove aquecimento e relaxamento (BROWN, 2001).
Petrissage nos ombros: torção do tecido muscular alternando as mãos. Elimina tensão (BROWN, 2001).
Drenagem: Puxando o abdômen com as duas mãos para cima, sentido diagonal. Melhora a dilatação abdominal e retenção de líquido (BROWN, 2001).
Estudo: “Os Efeitos do Bem-Estar em Portadores de Adiposidade”
abr 16, 2015 | Dr. Hugo, bem-estar, concurso, congresso, estética, esteticista, massagem, relaxamento
AnteriorConfira a micropigmentação de sobrancelhas fio a fio
PróximoVitoriosas do Congresso Internacional de Estética