O que é o envelhecimento extrínseco?
O envelhecimento extrínseco é aquele causado por fatores ambientais, em especial, a radiação ultra-violeta (UV). Outros fatores como o tabagismo, o estilo de vida, a alimentação, o peso, o estresse e privação de sono também corroboram com esse processo. “O tabaco que tem longo efeito deletério sobre a pele, pois causa a degradação do colágeno, fibras elásticas e proteoglicanos sugerindo uma degeneração do tecido conectivo dérmico”, informa Patricia.
Tipos faciais apresentam musculaturas diferentes
Os diferentes tipos faciais apresentam condições musculares que variam de acordo com as características esqueléticas, resultando em adaptações ou alterações funcionais orofaciais. Assim, na face curta, o terço inferior é reduzido e a musculatura é forte, especialmente os masseteres. “Existe a predominância de alta força de mordida e maior possibilidade de presença de rugas em região dos lábios. Já na face longa, o terço inferior é aumentado, a musculatura em geral é mais débil e estirada, com baixa força de mordida e menor possibilidade de se observar a presença de rugas, porém com maior tendência à flacidez facial”, esclarece.
Nos tipos classe II e III (padrões faciais ântero-posteriores), pelas características ósseas e musculares que apresentam, ocorrem várias adaptações funcionais, como alterações na mastigação, hiperfunção de mentual, posição inadequada ou diminuição na força de ejeção da língua na deglutição, redução da contração dos supra-hióideos na deglutição, flexão ou extensão acentuada da cabeça. “Com essas adaptações, ocorrem frequentes compensações musculares, que interferem diretamente na simetria e harmonia facial, sendo maior a possibilidade de aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento”, explica Patricia.
Buscando o tratamento
A terapia fonoaudiológica é um método de tratamento que pode aumentar a força muscular do sistema estomatognático, podendo devolver a estabilidade morfofuncional às estruturas orofaciais e consequentemente a estética. “A Fonoaudiologia Estética da Face é uma área que se situa diretamente com a estética com o objetivo de atenuar o processo de envelhecimento”, garante Patricia.
No inicio do processo terapêutico, as expressões faciais e demais funções orofaciais devem ser executadas de forma correta, voluntariamente e repetidas várias vezes ao dia, para que se tornem involuntárias. Neste caso, a mastigação, deglutição, respiração e fala. “A contração exagerada dos lábios e de queixo na deglutição e fala serão modificados a fim de atenuar as marcas, primeiramente, com a contração voluntária dos músculos (via piramidal) e, posteriormente, com contração involuntária (via extra-piramidal), se o novo padrão motor for automatizado através da repetição sistemática”, salienta.
Esse método não é invasivo e, além de diminuir o processo de envelhecimento, promove harmonia facial. “Na intervenção terapêutica, trabalhamos os músculos envolvidos na formação de cada ruga, respeitando a correlação entre os grupos musculares dos terços da face, reorganizando a dinâmica da mímica facial e adequando as funções de mastigação, de deglutição e de fala”, avalia a fonoaudióloga.
Para isso, Antoniazi afirma que são empregadas técnicas de conscientização, exercícios musculares, alongamentos e massagens na face que ajudam a diminuir a intensidade, a frequência e a duração da contração muscular nas diversas situações em que ela ocorre. Por meio dessa intervenção, alcança-se a reorganização dos grupos musculares utilizados na comunicação e nas funções estomatognáticas.
Fortalecer os músculos faciais rejuvenesce
abr 23, 2015 | Dr. Hugo, envelhecimento, exercícios, fonoaudiologia, rejuvenescimento, tratamento facial