O que fazer com as rachaduras e como evitá-las?
Rachaduras são portas de entrada para infecções. Quando muito profundas, o ideal é procurar um podólogo, que irá avaliar e indicar um tratamento adequado. Em casos mais brandos, o uso de cremes a base de uréia e óleo de semente de uva podem resolver a situação. Para evitá-las, o ideal é não andar com pés descalços, evitando o contato com a poeira.
Quais são os problemas mais comuns no verão e como evitá-los?
O risco de contrair patologias de pele no verão é maior, por isso, devemos redobrar os cuidados.
As principais doenças são:
- Pé de atleta: contraída por meio de fissuras na pele, umidade constante e uso de calçados fechados no verão.
- Bicho geográfico: presente nas fezes dos gatos ou cachorros, entra na pele pelo contato na areia ou terra.
- Bicho de pé: tipo de pulga presente na areia e em áreas rurais.
- Alergias: são causadas pelo uso de calçados de borracha, plástico ou até mesmo couro, em função do suor excessivo que favorece o aparecimento de fungos.
Hoje já existem diversos calçados forrados com algodão e proteções específicas para evitar o contato direto com os pés. Além disso, o uso de cremes a base de silicone criam um escudo de revestimento extra, inclusive para bolhas, que ajudam na prevenção.
Como evitar micoses e o tão temido chulé?
O suor com cheiro desagradável, vulgo chulé, é causado pela umidade excessiva e o calor, que causam a proliferação de bactérias. Para contê-lo lave e seque bem os pés entre os dedos e evite encharcar os calçados de talco comum, já que o pó combinado com o suor se transforma em lama dentro do calçado e libera mau cheiro. Se possível, troque o talco comum por uma versão líquida ou em spray ou talco anti-séptico e, então, polvilhe pequenas quantidades. Cortar as unhas regularmente, evitar o uso meias de material sintéticos e colocar os calçados no sol ou em área ventiladas depois de usados, eliminando a umidade, também ajudam na prevenção. Tendo esses cuidados você evitará também as micoses.
Para quem faz caminhada, você sugere meias especificas?
Eu sugiro os mesmos cuidados do tópico acima, aliado a meias anti-bolhas. Além disso, é aconselhável fazer um escalda pés depois de caminhadas e corridas.
O uso de tênis e meias inadequados acarreta em algo prejudicial?
Os problemas, geralmente, ocorrem em função do impacto de longas distâncias percorridas com meias e calçados inadequados, que podem causar micoses, bolhas, odores, lesões nas unhas e até mesmo problemas posturais.