Rejuvenescimento bioelétrico oxigenativo: como tratar rugas de forma multidinâmica

Os sinais do tempo são, sem dúvida, um dos maiores inimigos – especialmente das mulheres – quando o assunto é beleza. Com o passar do tempo, os fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno e elastina, que garantem a sustentação, firmeza e elasticidade da pele, começam a diminuir a produção.

A pele é nosso “escudo” contra as agressões externas e fatores ambientais aos quais estamos expostos ao longo da vida. Ela reflete, de forma implacável, os efeitos da passagem do tempo.

 

O processo e tipos de envelhecimento cutâneo

 

O envelhecimento é um processo progressivo e multifatorial caracterizado pelo desgaste fisiológico do organismo, gerando alterações no seu funcionamento. Sendo uma sequência complexa envolvendo vários fatores, como o genético, mecanismos ambientais e hormonais.

O processo de senescência, diferente das outras partes do corpo quando a pele envelhece é visível externamente. A regeneração celular e seus sistemas de defesa diminuem com o passar do tempo, a pele torna-se mais fina, o estrato córneo mais espesso, diminui o número de papilas da junção dermoepidérmica e a síntese de colágeno, a perda transepidermal de água aumenta e inicia-se o aparecimento de rugas.

Esse é um processo endógeno, natural e progressivo, mas pode ser alterado por fatores externos (radiação UV, poluição, estresse, etc.) que favorecem a formação de radicais livres. Essas moléculas extremamente reativas desestabilizam as membranas celulares, fragmentam e agregam proteínas e promovem alteração no DNA.

Pode-se diferenciar entre dois tipos de envelhecimento: o intrínseco ou cronológico, que é dependente do tempo. E o extrínseco, envelhecimento devido aos fatores ambientais.

Ambos os processos acontecem simultaneamente, sobrepostos um ao outro, sendo que o envelhecimento extrínseco acelera e agrava as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento intrínseco.

 

  • Envelhecimento intrínseco

 

O processo de envelhecimento intrínseco é um processo que ocorre paralelamente ao envelhecimento de todos os órgãos. Depende do tempo, e resulta de danos endógenos provocados pela acumulação temporal de radicais livres, mas também e principalmente das características genéticas individuais Ocorre uma degeneração da função tecidular, havendo várias alterações significativas ao nível estrutural da pele.

Na epiderme verifica-se uma diminuição do número de células por camada, com aumento da permeabilidade da mesma. Ao nível da derme, decorrente de um desequilíbrio entre formação/degradação, ocorre degeneração de elementos celulares e extracelulares, como diminuição da diferenciação de fibroblastos, diminuição da produção de fibras de colágeno e elastina bem como de glicoproteínas e proteoglicanos.

 

  • Envelhecimento extrínseco

 

O envelhecimento extrínseco é um tipo de envelhecimento cutâneo em que os fatores influentes não são a idade, mas sim fatores externos ao organismo. Inicialmente, denominou-se de fotoenvelhecimento pois acredita-se, ainda hoje, que o principal agente causal é a radiação, nomeadamente, a radiação ultravioleta (UV) e infravermelha

(IV). No entanto, existem inúmeros fatores hoje conhecidos e comprovados como influentes e geradores de alterações significativas ao nível cutâneo conduzindo a manifestações clínicas de envelhecimento, designadamente, fatores como o tabaco, a poluição ambiental, o estilo de vida (exercício físico, alimentação, consumo de álcool), o stress fisiológico e físico.

 

Fatores Exógenos influentes para o envelhecimento extrínseco

 

  • Tabaco

O tabaco possui uma composição complexa, conhecendo-se cerca de 3800 compostos, uma parte da sua totalidade. Acredita-se que o tabaco exerça alterações ao nível cutâneo por dois mecanismos principais: atuando diretamente ao nível epidérmico afetando a integridade da epiderme e indiretamente, através do contato com a pele pela corrente sanguínea. Ao nível epidérmico defende-se que o tabaco atua nos corneócitos conduzindo à perda de FNH, havendo um agravamento do processo de TEWL levando ao desenvolvimento de rugas.

 

  • Açúcar

 

O açúcar em excesso abre portas para doenças graves e agiliza o envelhecimento da pele. Essa ação negativa que a glicose promove no organismo é chamada de glicação. Uma reação na qual carboidratos, como a glicose, ou lipídeos ligam-se permanentemente a proteínas, sem a atuação de uma enzima, quando o corpo não produz insulina suficiente para processar o excesso de açúcar. Desse modo, essas proteínas sofrem modificações e impedem que as células desempenhem seus papéis.

Essa mutação leva à formação de AGEs (Advanced Glycation End Products) ou produtos finais da glicação avançada, substâncias responsáveis pela aceleração do envelhecimento.

 

 

  • Poluição atmosférica e Ozono

 

O ozono (O3) é um composto oxidante que se localiza em grandes quantidades na estratosfera formando uma camada denominada de camada do ozono, tendo esta uma função importante, na retenção de raios solares prejudiciais. Esta é uma camada que tem vindo a ser danificada pela poluição decorrente da indústria e do meio urbano (veículos motorizados). Basicamente, a molécula de ozono reage com os óxidos de nitrogénio (NOx) e outros compostos voláteis libertados pela combustão de veículos e fábricas na presença de radiação solar, conduzindo à formação do smog. A pele, sendo um órgão em constante contato com o meio externo, é igualmente afetada. Estudos realizados defendem que devido à ação fortemente oxidante do ozono, este leva a uma diminuição drástica dos compostos anti-oxidantes da nossa pele, nomeadamente, a vitamina E e C, induzindo também a peroxidação de lípidos. Estudos evidenciam que a poluição atmosférica conduz também ao aumento de metaloproteinases, especificamente, a MMP-9.

 

  • Envelhecimento digital

 

Atualmente, ao limitar os efeitos visíveis da poluição da luz azul (comprimento de onda visível) sobre a nossa pele, não abordamos o estilo de vida das pessoas em um mundo hiperconectado, onde estamos integralmente submetidos a essas radiações, originadas por celulares, câmaras, televisores, computadores e outros equipamentos. Estudos demostram que a luz visível (LV) pode gerar um estresse oxidativo, levando ao envelhecimento prematuro, chamado envelhecimento digital.

 

  • Envelhecimento térmico

 

Associada à radiação visível, a radiação infravermelha (IR) é um dos principais fatores envolvidos na geração de calor dos raios solares, que aumentam a temperatura da pele durante sua exposição ao sol. Esse aumento da temperatura da pele é considerado como um grande estímulo extracelular, que pode alterar suas enzimas e levar à deficiência de colágeno e à formação de rugas. A este envelhecimento estimulado pela absorção cutânea de radiação IR damos o nome de envelhecimento térmico.

 

Assim, atualmente devemos englobar o envelhecimento cutâneo com um dano fotoestimulado por radiações diversas, que juntas, promovem sobre a pele:

 

  • Fotoenvelhecimento;
  • Envelhecimento térmico;
  • Envelhecimento digital.

 

Alterações percebidas no envelhecimento:

 

  • Atrofia cutânea
  • Achatamento da junção dermo-epidérmica
  • Redução na síntese de proteínas da matriz extracelular
  • Redução da microcirculação sanguínea e da gordura subcutânea
  • Perda do sistema estrutural do colágeno e elastina
  • Redução do teor de silício
  • Ressecamento
  • Redução da impregnação estrogênica da pele
  • Acúmulo de danos externos que elevam o percentual de radicais livres

 

Protocolo Rejuvenescimento para peles sensíveis e reativas

 

A humanidade sempre procurou uma fórmula para retardar o envelhecimento, o “elixir da juventude”. E por muitos anos, a ciência buscou respostas para algumas perguntas sobre este fenômeno. Os benefícios deste conhecimento ofereceram muitos avanços para áreas de diferentes atuações, e é claro a cosmiatria não ficou de fora, trazendo várias novidades para o nosso cotidiano, através de produtos cosméticos e ativos que possam interferir neste processo, e prevenir o envelhecimento precoce da nossa pele. Que ofereçam melhores resultados em menos tempo. Além de apresentar atributos diversificados, direcionados a vários perfis de consumidores.

 

Sempre inovadora, a Adélia Mendonça apresenta um protocolo exclusivo, com uma nova tecnologia baseada na criação e entrega dos limites biológicos de eletricidade sobre a pele, estimulando naturalmente o processo de rejuvenescimento cutâneo, através de minerais biotecnológicos que promovem a bioletricidade cutânea e mimetizam os sinais elétricos da pele, facilitando a comunicação celular e sua recarga diária, em um sistema de polos energéticos como as pilhas e baterias. Proporciona uma fortificação dérmica, desenvolvida para tornar a pele sensível profundamente limpa, radiante e macia, de forma delicada. Com alto poder rejuvenescedor, reduz o surgimento de rugas e linhas finas. Os dermocosméticos deste tratamento contam com um pool de ativos altamente sofisticados e multifuncionais que possuem compatibilidade entre si e podem atuar juntos contra todos os sinais de envelhecimento, que garantirão um resultado ainda mais rápido e eficaz, assegurando uma melhora significativa na viscosidade da pele e na redução das rugas e linhas de expressão. Sua composição inédita aumenta a longevidade celular, sua diferenciação e seus mecanismos protetivos retardam a senescência, com resgate da volumetria dérmica e harmonização dos contornos gerais da face. Aumenta os mecanismos de defesa dérmicos e tornando a pele mais resistente as agressões ambientais e fotodanos estabelecidos.

 

Conheça aqui este tratamento clínico

 

Passo 1 –Higienizar com Clean Up Solution Micellaire

Passo 2 – Aplicar Sublime 24k Prebio Gommage

Passo 3 – Reequilibrar o pH com Hidraction Tonic C

Passo 4 – Utilizar led/laser azul

Passo 5 – Eletroporar / ionizar com New Age Bioeletric System

Passo 6 – Utilizar led/ laser vermelho

Passo 7 – Finalizar com Plenitude Mask

 

Tratamento clínico domiciliar (Home Care):

 

Manhã:

 

  • Higienizar com Clean Up Solution Micellaire
  • Tonificar com Hidraction Tonic C
  • Aplicar Radiance Luminous Eyes (área de olhos)
  • Aplicar Daily Protection FPS de sua escolha: FPS 30 cover ou 30/50/60 incolor

 

Tarde:

 

  • Higienizar com Clean Up Solution Micellaire
  • Reaplicar o protetor solar escolhido

 

Noite:

 

  • Higienizar com Clean Up Solution Micellaire
  • Tonificar com Hidraction Tonic C
  • Aplicar New Age Bioeletric System

 

Para mais informações

Acesse: www.adeliamendonca.com.br

SAC: (37) 3551-2000

WhatsApp: (37) 9 9165-9882



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!

    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336