Quando se realiza algum tratamento de medicina estética, ou quando a pele passa por situações que ajudam a degradá-la, é comum que ela fique lesionada — provavelmente porque ainda não houve uma cicatrização. E até mesmo o envelhecimento natural contribui para uma série de alterações na pele. “Ela fica mais fina, menos elástica e resistente, com perda de tônus e vitalidade, o que leva ao desenvolvimento de rugas e, posteriormente, sulcos acentuados, devido à degradação das fibras de colágeno e elastina. Há, também, uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes e de hidratação da pele, resultando em ressecamento e descamação, e da dificuldade de cicatrização, regeneração e renovação do tecido”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.
Para ajudar no processo de recuperação de tecido, por conta do envelhecimento ou de pós-tratamentos, muitas empresas investem em produtos com Fatores de Crescimento. Mas afinal, o que são eles?
“Fatores de Crescimento são moléculas proteicas produzidas pelo corpo que se ligam a receptores de membranas celulares. Por meio dessa união, eles atuam em mecanismos de cicatrização e reparo do tecido. Sendo assim, essas substâncias são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais”, explica Ayessa Ismail, biomédica da Buona Vita, única empresa do mercado a contar com uma linha de cosméticos com quatro Fatores de Crescimento, que possuem indicações específicas e comprovação prévia de testes de eficácia. “Eles têm função específica e atuam em vários processos do ciclo celular: na regeneração do tecido, melhorando muito a uniformidade da própria textura. Em processos cicatriciais eles são fundamentais, sem eles não ocorreriam os processos de cicatrização. Ou seja, os Fatores de Crescimento, juntamente com hormônios, citocinas e células plasmáticas, atuam na homeostasia (condição de estabilidade) da pele”, completa a profissional.
Utilizados também em outras áreas da medicina e ciência, os Fatores de Crescimento mais utilizados na área de Saúde Estética, de acordo com Ayessa, são os que participam do processo da formação de novas células, como o colágeno. “Tais Fatores são: o Fator de Crescimento Epidermal-EGF, Fator de Crescimento Vascular Endotelial-VEGF, Fator de Crescimento Insulínico-IGF e o Fator de Crescimento Fibroblástico-b-FGF. Esses são os fatores mais encontrados na cosmetologia, com um importante efeito terapêutico no processo de recuperação tecidual.”