Make com pegada natural nunca sai de moda. Embora a proposta do Inverno 2016 esteja nos tons mais fortes e fechados, para o dia a dia a maquiagem natural ganha novo ar, com uma aparência bem elegante. A consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Milena Oliveira, dá cinco dicas de como deixar a maquiagem natural perfeita, sem aspecto artificial.
1 – Use os pinceis ideais
Utilizar os pincéis errados ou mesmo a ponta dos dedos pode levar ao desgaste do produto e uma aplicação exagerada em determinada área do rosto. “Um dos erros mais comuns é utilizar o pincel de pó para blush. O pincel para o pó é bem maior, já que sua função é espalhar o produto pelo rosto de forma uniforme. Ao ser utilizado para o blush, a chance de perder a mão na dosagem é maior, causando um efeito contrário ao natural” explica Milena. Para a profissional, um kit de pincéis é um investimento que vale a pena, pois cada modelo foi desenvolvido com a anatomia correta para cada textura de produto.
2 – Tome cuidado com as cores
Escolher a base que acompanha o tom natural da pele lidera o topo da lista de cuidados. “Não adianta desejar um efeito natural, se a base ou o pó escolhidos estão um tom acima ou abaixo da pele”, diz ela. Para escolher o tom ideal, a dica é aplicar o produto próximo ao maxilar e na lateral do rosto. Se aquela região não diferir da cor do pescoço, então a cor está certa.
A palavra ‘natural’ já fala por si só, então é preciso evitar cores fortes. “Se quiser realçar o olhar, use um delineador marrom bem leve. Na boca, aplique o batom nude e nas bochechas, um blush que passe despercebido,” explica a profissional do Instituto Embelleze. Para o blush, a especialista aconselha : “os tons rosados costumam compor peles mais morenas, já os alaranjados e terrosos ficam bem em peles mais claras.”
3 – Aplique a maquiagem com a mão leve
Quanto mais suave for o manuseio dos pinceis na pele, mais natural será a maquiagem. Não pesar na aplicação evita que o produto marque muito, sendo que a atenção deve ser redobrada nas pálpebras. “Um truque básico é segurar os pincéis do meio para o final do cabo. Isso garantirá leveza na aplicação e ajudará a evitar que o produto fique muito marcado, principalmente a base e a sombra,” diz Milena.
4 – O poder das sobrancelhas
As sobrancelhas precisam ornar com a maquiagem, ou seja, não adianta a make ser discreta e as sobrancelhas aparentarem pesadas. “Elas desempenham um papel fundamental no efeito final da maquiagem. Se a intenção é ficar natural, então use o lápis universal para sobrancelhas, porém com muita delicadeza,” esclarece Milena.
5 – O iluminador
Os iluminadores destacam os pontos fortes do rosto que merecem ser valorizados. Eles também minimizam as imperfeições e deixam a maquiagem com um frescor natural. A dica da profissional do Instituto Embelleze é “neste caso, o menos é mais. Se exagerar no iluminador, ele evidenciará pontos do rosto de forma negativa, principalmente em fotos com flashes. Lembre-se que todas as áreas tocadas pelo iluminador serão projetadas para frente, portando, é preciso saber usar este efeito a seu favor.
Segredos para fazer uma maquiagem natural
mar 22, 2016 | Dr. Hugo, inverno 2016, maquiagem leve, maquiagem natural, maquiagem outono
AnteriorRevolução: conheça a radiofrequência "injetável"
PróximoPós-verão: saiba como recuperar a saúde dos cabelos