Há uma preocupação crescente, principalmente por parte das mulheres com tratamentos estéticos antienvelhecimento. Nunca se falou tanto em radicais livres, estresse oxidativo e danos causados pelo açúcar na pele, a tão comentada glicação. Por esse motivo, a Buona Vita apresenta o Antiox, sérum com uma das maiores composições de ativos em sinergia do mercado (97,7% da fórmula) sem adição de água, sendo 20% desses de Vitamina C nanoencapsulada (que garante a estabilidade e ação profunda), uma das maiores concentrações em produtos antiage.
De uso profissional e indicado também para tratamentos de clareamento, Antiox tem ação antioxidante (destrói os radicais livres), preventiva e restauradora das fibras de colágeno, inibindo os mecanismos da resposta inflamatória e fortalecendo as barreiras naturais da pele. Dessa forma, é um grande aliado na luta contra o estresse oxidativo — situação de excesso de radicais livres comparado ao sistema protetor de cada célula.
“Além da Vitamina C, outros dois ativos são destaques na fórmula: Coenzima Q10 em nanocápsulas vetorizadas, que tem alto poder antioxidante, e o Dragosine, de alto poder antiglicante, combatendo os efeitos nocivos do açúcar”, acrescenta Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos. De acordo com ela, os três ativos vão agir da seguinte forma:
• Vitamina C — pura e estável, possui intensa ação antioxidante. Sequestra radicais livres, amenizando os danos causados pela radiação ultravioleta e retardando o envelhecimento intrínseco, além de apresentar papel fundamental no processo de síntese de colágeno;
• Nanocápsulas vetorizadas de Coenzima Q10 — liberam o ativo nas camadas mais profundas da epiderme, ajudando a prevenir o envelhecimento prematuro, interrompendo a reação em cadeia química que transforma os ácidos graxos essenciais em radicais livres destruidores. “Portanto, protege contra o alto nível de atividade dos radicais livres encontrados na mitocôndria celular, que é vital para manter a capacidade de geração de energia das células. Também ajuda a elevar os níveis de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E”, afirma Isabel;
• Dragosine (Carnosina) — um novo ativo cosmético antiage idêntico ao peptídeo natural carnosina, encontrado no corpo humano que atua em dois mecanismos de ações diferentes: prevenindo contra radicais livres e reações de glicação, e no tratamento contra o estresse oxidativo. Ainda atua na estimulação do colágeno.
O processo de glicação e a indicação do sérum
Para entender a importância de um sérum com ação antiglicante e deglicante, é necessário saber o que é glicação. “Com o passar do tempo e com a alimentação inadequada, o corpo sofre um processo de degradação da fibra de colágeno, chamada de glicação. Portanto, para não ter flacidez (e rugas) tão cedo é recomendado fugir do açúcar ou qualquer coisa que possa se transformar nele no corpo, porque a principal causa de glicação das proteínas de fibras de colágeno, provocando o envelhecimento, é proveniente desse ingrediente”, explica Isabel. A poluição, de acordo com ela, também afeta as células, aumentando a quantidade de radicais livres e promovendo degradação de células e de fibras.
A diretora explica que, para prevenir, é preciso investir em ativos com efeito antipoluição e detox, combatendo a glicação das proteínas e melhorando o sistema de defesa e de regeneração das células da pele. “Produtos com função antiglicante e deglicante atuam com o propósito de prevenir a glicação das proteínas e restaurar a função estrutural dessas proteínas na pele (fibras de colágeno). São ações que se complementam, por isso, no Antiox, são decorrentes de uma sinergia de ativos que propiciam tanto a função de prevenir, quanto de restaurar”, completa.
Contraindicado para gestantes, pessoas com pele sensível ou com dermatite de contato, o sérum Antiox é totalmente seguro de ser usado em todos os tons de pele. “Por estar com antioxidantes que também fazem o efeito de clareamento de hipercromias, sem provocar fotossensibilização, não há contraindicação quanto ao fototipo”, esclarece.
A diretora sugere, além disso, o uso associado de dois produtos home care: o Vita C Enzyme e o Gel Creme Nanocápsulas. “Vita C Enzyme para uso noturno, porque apresenta a ação de renovação celular por meio do peeling enzimático contínuo e seguro e a Vitamina C que tem ação clareadora e antioxidante. Já o Gel Creme Nanocápsulas, além de conter a Vitamina C estabilizada e nanovetorizada, também protegerá a pele das radiações solares e contra a perda de água oferecendo total proteção diária necessária para a pele”, finaliza.
Buona Vita: A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta.
www.buonavita.com.br
SAC 41 3023-1855