Muito se fala na importância do colágeno e das fibras elásticas para a beleza da pele. Outro fator, embora bem menos conhecido, é igualmente essencial: o ácido hialurônico. Espécie de gel que preenche os espaços entre as células do organismo e da pele, ele contribui de forma decisiva para sua elasticidade e brilho.
Com o passar do tempo, em consequência do processo natural de envelhecimento, essa substância se torna gradativamente mais fina e escassa, fazendo com que o grau de hidratação cutâneo se reduza.
Até alguns anos atrás, não havia terapias eficientes para compensar essa perda e hidratar a pele em profundidade.
É bom lembrar que os cosméticos de tratamento, embora eficazes, penetram somente até a epiderme.
O desenvolvimento de um ácido hialurônico especial, denominado skinbooster, abriu novas possibilidades para recuperar o viço e a jovialidade do rosto.
O dermatologista mineiro Abdo Salomão diz que “o produto tem o potencial de atrair moléculas de água para o local, além de estimular a formação de colágeno e outras proteínas na derme, o que faz dele um potente hidratante. Além de melhorar a elasticidade e o viço, suaviza rugas,” ressalta.
Por meio de agulhas muito finas, o médico injeta o ácido hialurônico na derme. “Como sua finalidade não é criar volume ou preencher rugas, mas aumentar a hidratação, o tônus e o volume do tecido dérmico, a substância é menos densa e tem moléculas menores do que a utilizada para preencher rugas e sulcos. O skinbooster penetra com facilidade nos espaços intercelulares, nos quais permanece e para os quais atrai água, promovendo uma hidratação de dentro para fora,” explica.
Pele ganha luminosidade
A formação de uma reserva hídrica de longa duração na derme propricia hidratação profunda, dando à pele uma aparência rejuvenescida. O tratamento, composto por três sessões, com intervalo de 30 dias entre uma e outra, pode ser feito no rosto, colo, pescoço e dorso das mãos. Alergias são raras, uma vez que se trata de uma substância presente no organismo que, por isso, a aceita com facilidade.
Não por acaso, o produto é denominado skinbooster: o termo boost, em inglês, significa impulsionar, reforçar. Mas é bom não esquecer que o envelhecimento é contínuo e que para prevenir e atenuar seus efeitos os cuidados de rotina com a pele devem ser permanentes. O uso de cosméticos antioxidantes para reforçar suas defesas e combater os radicais livres é um dos que não podem ser negligenciados. Consulte seu dermatologista!