Não existe uma técnica única para tornar as sobrancelhas mais bonitas. Para cada tipo de problema ou desejo da cliente, existe um método mais eficaz. Aqui, a especialista Tete Bahia, diretora técnica e especialista em micropigmentação do Centro das Sobrancelhas, explica quais são as soluções mais utilizadas. Confira:
Sobrancelhas muito finas ou com pelos eliminados retirados em excesso:
Sempre falamos que a micropigmentação é uma salvação para estes casos, mas, antes de partir para este procedimento, pode ser importante estimular o crescimento dos pelos que foram arrancados de maneira excessiva. Existem diversos produtos no mercado que podem ajudar nesse tipo de tratamento. Algumas loções combatem a perda de pelos, estimulando o crescimento de novos fios e ainda fortificando os existentes. No entanto, vale lembrar: os fios não devem ser novamente arrancados antes do prazo de 45 dias, no mínimo. Depois disso, é importante fazer um trabalho de design profissional, a fim de não cometer os erros do passado.
Sobrancelhas com fios brancos:
Existem tinturas próprias para sobrancelhas que não agridem a pele ao redor dos olhos e são testadas oftalmologicamente. Nunca utilize coloração para cabelos nessa região. Para o serviço de tingimento de pelos, o tom é ajustado de acordo com a cor de pele e cabelo da cliente para um resultado natural. A aplicação pode levar, em média, 40 minutos, e o resultado dura por até 2 meses.
Sobrancelhas volumosas e rebeldes, com pelos espetados:
Opte por fazer um alisamento de sobrancelhas a fim de disciplinar os pelos, sem fragilizá-los. É uma técnica similar à permanente de cílios, capaz de curvar os fios que costumam ser retos e difíceis de solucionar apenas com curvex ou rímel. O procedimento leva cerca de 40 minutos e dura até 45 dias.
Sobrancelhas com falhas, esparsas ou muito curtas nos cantos:
Com certeza, a micropigmentação oferece melhor custo x benefício para esses casos. Custa mais do que uma aplicação de henna quinzenal, mas o resultado dura de 6 meses a 2 anos, dependendo da técnica utilizada. É fundamental seguir, se possível, o desenho natural das sobrancelhas. Buscar formatos que fujam do espaço onde você possui fios pode resultar em indesejáveis sobrancelhas duplas.
Alternativas de micropigmentação:
- Preenchimento ou esfumaçado. É o menos indicado, porém, o mais barato. O profissional, literalmente, pinta o desenho da sobrancelha desejada. Dificilmente fica bonito.
- Micropigmentação fio a fio convencional. simula o desenho dos pelos das sobrancelhas, mas sua forma é chapada. Se a pessoa possui uma falha muito grande ou nenhum pelo, no caso de alopecia, pode ficar bem artificial.
- Micropigmentação 3D ou realismo. É uma evolução do fio a fio. Um trabalho mais minucioso que pode trabalhar com duas cores de pigmento. Além de simular os pelos, trabalha com efeito de sombras e curvaturas para chegar ao efeito alto relevo tão desejado. Há algum tempo desenvolvi uma técnica complementar a esse método chamada ton sur ton onde consigo inserir até quatro cores de pigmento em lugares chave e fazer a sobrancelha “saltar” aos olhos.
- Microblading. Também chamado de tebori ou sobrancelhas HD, esta técnica não é exatamente uma novidade. Os chineses a realizam há milhares de anos e adaptamos aos dias de hoje. Ao contrário dos demais procedimentos, no qual é utilizado um aparelho elétrico para inserir o pigmento na pele, o tebori é uma espécie de caneta com uma agulha de 7 a 15 pontas no topo. Ela é mergulhada no pigmento e o profissional vai esculpindo a sobrancelha. Um trabalho realmente lindo e admirável! Seus fios ficam mais finos do que as demais técnicas. No entanto, sua durabilidade é, em média, seis meses mais curta.