BOTOX® ALÉM DAS RUGAS
Além do bom desempenho nos tratamentos de beleza e rejuvenescimento facial, BOTOX® também é um forte aliado no tratamento de várias doenças e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Veja quais são as indicações terapêuticas da toxina botulínica A:
Enxaqueca crônica: diagnosticada em pessoas com crise de dor de cabeça por 15 dias ou mais durante o mês, com duração de mais de quatro horas, por mais de três meses. O medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, inibindo os sintomas dolorosos.
Bexiga hiperativa: disfunção que proporciona contração excessiva da bexiga, provocando o aumento da frequência de idas ao banheiro de forma urgente. Injetada diretamente na bexiga em um procedimento não cirúrgico, a toxina botulínica A inibe as contrações involuntárias do órgão e promove a continência urinária.
Espasticidade: comum em pacientes que sofreram AVC – acidente vascular cerebral –, traumatismo craniano e lesões medulares, e em portadores de esclerose múltipla e paralisia cerebral. Os músculos que apresentam espasticidade são mais rígidos do que os músculos normais. O tratamento proporciona relaxamento do músculo atingido, devolvendo temporariamente a mobilidade e a possibilidade de realizar fisioterapia.
Distonia: doença neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias, parecidas com um torcicolo constante. Os espasmos gerados pela doença podem afetar uma única parte do corpo, como os olhos, o pescoço, os braços ou as pernas, duas partes vizinhas, como o pescoço e um braço, um lado inteiro do corpo ou praticamente o corpo todo. Além de diminuir as dores causadas pela doença, o tratamento com a toxina botulínica A melhora a postura do segmento afetado, reduz a intensidade e a frequência da dor no pescoço, no caso da distonia cervical, o que possibilita ao paciente realizar atividades diárias.
Estrabismo: mais comum entre as crianças, mas possível em adultos, o desalinhamento dos olhos apontando em diferentes direções pode ser tratado com aplicações da toxina botulínica A. O tratamento reduz os espasmos e relaxa os músculos, o que ajuda a alinhar os olhos dos pacientes.
Blefaroespasmo: caracterizado pelo fechamento repetitivo e involuntário da pálpebra, a doença é provocada por contrações dos músculos dos olhos, fazendo com o paciente pisque o tempo todo. O excesso de movimento pode impedir a leitura e a realização de atividades simples, como dirigir ou usar o computador. A aplicação da toxina botulínica A age no relaxamento da região, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando as funções de abrir e fechar os olhos.
Espasmo hemifacial: distúrbio involuntário do movimento da face, às vezes confundido com tique nervoso, gera a contração excessiva de um lado do rosto. A aplicação da toxina botulínica A proporciona o relaxamento das fibras, normalizando o movimento da região.
Hiperidrose: caracterizada pela produção excessiva do suor, podendo aparecer de forma generalizada ou concentrada nos pés, mãos e axilas. Quando a toxina botulínica A é injetada na região, impede a liberação temporária da substância acetilcolina, o que diminui a sudorese.